O que é trauma dentário?
Quando falamos em traumatismo dentário, automaticamente, pensamos em algo que parece ser gravíssimo, não é mesmo? Mas, calma, apesar do nome, o trauma dentário é um problema muito comum que atinge pessoas de todas as idades, que é a queda ou quebra dos dentes.
Um procedimento dentário estético muito comum ultimamente são as facetas de porcelana e as lentes de contato dentais. E existem muitas dúvidas acerca da possibilidade de quem sofreu com traumas dentários poder se submeter a essas técnicas.
Por isso, hoje, neste blog, iremos te explicar o que é trauma dentário, como realizar adequadamente os primeiros atendimentos e se é possível fazer o procedimento em quem teve esse problema. Acompanhe!
O que causa trauma dentário?
Se você possui um filho(a), com toda certeza já passou ou irá passar por alguma situação que envolve a quebra inesperada de algum dente que ocorreu por quedas ou até mesmo por ingerir alimentos duros. Em adultos, o trauma dentário ocorre de um jeito diferente, normalmente eles são causados por alguma agressão física, acidentes de veículos ou até mesmo por alguma colisão ao chão, ou em determinados casos o esmalte do dente é lascado e consequentemente ele perde uma camada de proteção, tudo varia de acordo com a situação encontrada.
Quando o paciente se encontra com um trauma dentário, muitas vezes, ele recorre a atendimentos em locais inadequados, como em hospitais, por exemplo. O ideal é que o indivíduo que sofre com a perda de um ou mais dentes por alguma situação inesperada, busque imediatamente realizar o primeiro atendimento em uma Clínica que conte com cirurgião dentista, como a Lugão & Lima Odontologia Especializada.
Pois somente o profissional da área da odontologia conseguirá solicitar os exames clínicos como radiografias para determinar o real diagnóstico, e a gravidade da lesão causada pelo trauma dentário, e qual será o tratamento mais adequado a ser utilizado.
O trauma dentário pode acontecer por várias situações, mais precisamente por:
- Queda brusca com impacto na região do maxilar;
- Pancada na boca;
- Mastigar objetos ou fazer pressão sobre os dentes;
- Morder alimentos duros;
- Comer de boca aberta;
- Enfraquecimento dos dentes.
Como evitar o trauma dentário?
Muitos pacientes se questionam em como podem prevenir o traumatismo dentário, e a melhor maneira de evitar ter um dente quebrado ou lascado é ir regularmente ao seu dentista e é claro ter hábitos de higiene com a sua saúde bucal.
Mas para minimizar qualquer situação que possa ocorrer o trauma dentário é preciso:
- Evitar situações de risco;
- Não correr descalço em chão molhado;
- Usar protetores bucais ao praticar esportes de risco;
- Não andar com objetos na boca;
- utilizar o cinto de segurança quando estiver no veículo.
Quem sofreu com traumas dentários pode utilizar a faceta dentária ou lente de contato?
Para responder essa pergunta, primeiramente é preciso compreender que o uso de faceta dentária e de lente de contato dental, são procedimentos estéticos da odontologia que visam trazer de volta ao paciente mais confiante e autoestima para voltar a sorrir.
A lente de contato dental funciona como uma capinha que é confeccionada por um material ultra fino e resistente que é a porcelana ou resina, a fim de recobrir o dente natural que está com algum dano. Elas são indicadas para o uso de diversos pacientes que sofrem com alguma fratura ou até mesmo trauma dentário.
A faceta dentária de resina também é utilizada na recuperação de dentes que sofreram algum tipo de traumatismo dentário. A faceta se torna uma solução rápida e que traz de volta um sorriso bonito e saudável.
Dessa maneira, compreendemos que pacientes que sofreram com qualquer dano através de trauma dentário podem sim utilizar tanto a faceta dentária, quanto a lente de contato dental para reconstruir o seu sorriso.
Mas é importante frisar que somente um cirurgião dentista conseguirá fazer uma avaliação para confirmar se você pode ou não realizar o procedimento de colocar a lente de contato ou a faceta dentária.
Existem contraindicações para a colocação?
Como qualquer outro tipo de procedimento estético, existem aqueles pacientes que não devem realizar a colocação de lentes ou facetas dentárias.
Algumas situações que são contra indicadas em realizar tal técnica se encaixa como;
- Pacientes que sofrem com dentes acinzentados por tratamento de canal;
- Dentes que possuem restaurações antigas e amareladas;
- Desgastes dentários ocasionados por bruxismo, etc.
Portanto, entre em contato com o seu dentista e converse com ele para saber mais sobre os tratamentos existentes para estética dental. Graças à evolução tecnológica é possível proporcionar um sorriso bonito, de maneira pouco invasiva através de um atendimento de excelência.
Clínica Odontológica em Vitória (ES)
Para saber qual o melhor tratamento de estética dental para o seu caso, marque uma avaliação com a Clínica Lugão & Lima Odontologia Especializada em Vitória (ES).
Nossos profissionais são especializados em vários tratamentos estéticos dentais para atender a necessidade de cada um!