Você já ouviu falar em sorriso gengival?
Quando falamos em sorriso bonito e harmônico, pensamos automaticamente em dentes brancos e alinhados, mas é muito importante saber que as gengivas também possuem um papel fundamental para se obter um sorriso perfeito. Primeiramente, é preciso compreender que a gengiva faz parte do sorriso, e que a proporção adequada e esteticamente atraente de um bom sorriso gengival envolve um misto de dentes, gengiva e lábio. Ao sorrir, o lábio posterior expõe cerca de 3 mm de gengiva, mais do que isso passa a ser desarmônico.
Sendo assim, o sorriso gengival posterior ou alto está ligado a uma exposição desenvolvida na região após os caninos, e diz respeito a um problema que é mais frequente em mulheres e que está envolvido exclusivamente na estética.
Em alguns casos, os pacientes sofrem com prejuízos e problemas que afetam a sua autoestima por conta de terem um sorriso desarmônico, quando isso ocorre, se faz necessário realizar uma consulta na Clínica Lugão & Lima – Odontologia Especializada em Vitória (ES), a fim de que o cirurgião dentista consiga realizar uma avaliação para te recomendar o melhor tratamento.
Causas do sorriso gengival
Apresenta várias causas. Mas é preciso lembrar que além desses, existem outros fatores que também podem fazer com que haja o crescimento da gengiva.
- Crescimento exagerado da gengiva sobre os dentes;
- Crescimento ósseo vertical em excesso da maxila;
- Problemas musculares que estão relacionados com o levantamento do lábio;
- Distúrbios hormonais;
- O lábio superior sobe muito e expõe uma grande parte da gengiva ao sorrir;
- Lábio superior curto.
Como melhorar o sorriso gengival?
O que muitas pessoas que possuem essa condição se perguntam é como melhorarl. A primeira coisa a ser levada em consideração no momento de busca por uma solução é realizar uma consulta no consultório odontológico em Vitória (ES), nessa avaliação o dentista irá identificar qual a causa do sorriso gengival do paciente.
O sorriso gengival pode ser causado por diversas condições, e a correção do sorriso gengival se dá a princípio pela queixa estética do paciente, desse modo todas as pessoas que têm um sorriso gengival conseguem tratar esse problema por meio de vários procedimentos de reabilitação dentária e estética dental.
Sorriso gengival como corrigir?
Existem muitas maneiras de como corrigir o sorriso gengival que vão desde o aparelho ortodôntico, cirurgia ortognática, cirurgia gengival ou até mesmo através da toxina botulínica, o que diferencia cada opção de tratamento é a realização de um bom diagnóstico.
Tratamento ortodôntico:
Uma das maneiras para conseguir corrigir o sorriso gengival é através do uso do aparelho ortodôntico. Ele age por meio de intervenção, ou seja, ele visa corrigir a posição dos dentes e consequentemente elimina a grande exposição da gengiva
Cirurgia Ortognática:
Outro tratamento para sorriso gengival muito utilizado é a cirurgia ortognática. Esse procedimento é mais invasivo por se tratar de uma cirurgia, mas se torna a solução mais adequada pelo fato de ser definitiva, pois esse método está relacionado com a reposição dos maxilares, por isso toda a técnica deve ser desenvolvida em um ambiente hospitalar com acompanhamento ortodôntico.
A cirurgia ortognática é indicada para aqueles pacientes que sofrem com a lace longa, com falta de selamento labial ou exposição exagerada dos dentes incisivos.
Cirurgia plástica periodontal:
Outro tratamento de sorriso gengival muito comum é a cirurgia de gengivectomia e gengivoplastia. Ambas são realizadas dentro do consultório odontológico, onde o cirurgião dentista irá realizar a retirada do excesso da gengiva de modo que o sorriso volte a ser estéticamente harmônico.
A gengivoplastia tem a finalidade de melhorar todo o contorno dos dentes, já a gengivectomia remove uma camada da gengiva, mas também está relacionada com a estrutura óssea. Após esse procedimento, se faz necessário que o paciente busque aumentar os dentes através de procedimentos estéticos dentais, utilizando de facetas ou lentes de contato dental.
Toxina Botulínica:
Para tratamento do sorriso gengival rápidos, é indicado que seja aplicada a toxina botulínica. Ela tem a finalidade de contrair o músculo do lábio superior, deixando a gengiva menos evidente, desse modo esse tratamento não é definitivo sendo necessário reaplicar a toxina a cada 6 meses.
Qualquer pessoa pode realizar o tratamento de sorriso gengival?
Sim, todo aqueles que sofrem com alguma queixa em relação ao sorriso gengival posterior pode realizar o tratamento, mas é imprescindível procurar por um bom profissional para analisar as suas condições no momento, pois somente ele irá conseguir coletar as suas queixas e identificar a quantidade de gengiva que pode ser retirada e como.
É necessário deixar claro suas expectativas em relação ao tratamento, por isso tire todas as suas dúvidas, e após a avaliação ele conseguirá diagnosticar qual método é o mais indicado para melhorar o seu sorriso esteticamente.
Portanto, não perca mais tempo, agende o quanto antes uma avaliação e resgate a satisfação de sorrir sem medo.