Como funciona o tratamento ortodôntico infantil?
O tratamento ortodôntico infantil é um procedimento muito importante que serve para a prevenção ou intercepção de problemas que possam vir a prejudicar os pacientes na vida adulta.
Chamada de ortodontia preventiva, o tratamento ortodôntico em crianças geralmente é indicado para corrigir o posicionamento dos dentes, mordida cruzada, sobremordidas, projeção do maxilar, corrigir a postura da língua e outros problemas com a estrutura esquelética da face.
Não existe idade certa para começar um tratamento ortodôntico infantil. Geralmente, a idade mínima é de 5 anos, mas existem crianças que começam a usar aparelho antes mesmo dos dentes de leite caírem para corrigir problemas que possam afetá-las no futuro.
Se a troca dos dentes de leite para os permanentes já estiver finalizada, o aparelho indicado é, normalmente, o fixo. Se não, ela pode usar o móvel. O importante é buscar um dentista em Vitória (ES) para uma consulta e dar início ao tratamento ortodôntico infantil.
Etapas do tratamento ortodôntico infantil
O tratamento ortodôntico em crianças é muito comum e muito importante, já que é uma fase de desenvolvimento. Então, é possível corrigir rapidamente problemas que possam a surgir no futuro.
Esse tratamento é dividido em três fases: a fase interceptativa, a fase corretiva e a fase de contenção.
Fase interceptativa
A fase primária, também chamada de interceptativa, é feita bem cedo, geralmente a partir dos seis anos, quando a criança tem os dentes de leite e dentes permanentes nascendo.
O objetivo dessa fase é corrigir desequilíbrios dos ossos da face, posição dos dentes, falta de espaço, mordidas cruzadas, além de controle e remoção de hábitos que prejudiquem o desenvolvimento (por exemplo: chupar o dedo, roer unha, interposição lingual etc.).
Isso é importante para minimizar os problemas que possam se agravar mais para frente, e também diminuir o tempo de tratamento ortodôntico infantil. Dura geralmente de 24 a 28 meses, dependendo de cada caso.
Fase corretiva
Na fase corretiva, ou tratamento ortodôntico infantil de segunda fase, o objetivo é fazer o alinhamento dos dentes com o uso de aparelhos fixos. Essa etapa é feita quando a criança já tem todos os dentes permanentes na boca. A duração pode ser de 18 a 36 meses.
Fase de contenção
Já a terceira e última fase do tratamento ortodôntico em crianças é a fase de contenção.
Nesse momento, a criança passa a usar aparelhos móveis para finalizar o processo de alinhamentos dos dentes. Isso serve para deixar os dentes mais estáveis e evitar alguma movimentação depois da remoção do fixo.
Geralmente, as contenções aplicadas são fixas na parte inferior e móveis na parte superior.
O acompanhamento do ortodontista e dos pais é muito importante nessa etapa para o sucesso do tratamento ortodôntico infantil, especialmente porque o aparelho pode ser removido, então é necessário que a criança colabore para não afetar o desenvolvimento.
Importância do tratamento ortodôntico infantil
Não existe um momento mais oportuno que a infância para tratar a saúde bucal. O tratamento ortodôntico em crianças é muito comum e muito recomendado, pois é onde se corrigem problemas estruturais mais facilmente, como posição dos dentes, problemas de mordida e até respiração.
Nessa fase, existem muitas alterações na arcada dentária. Os dentes podem nascer tortos e se posicionar em locais incorretos, prejudicando a saúde da criança, inclusive.
Além disso, nessa fase, as crianças têm muitos hábitos que podem prejudicar a formação da boca e dos dentes, como chupar dedo, roer unha, entre outros. O tratamento ortodôntico infantil também tem o objetivo de cortar esses hábitos para que o desenvolvimento seja bem-sucedido e não afete a criança quando ela crescer, levando a necessidade de fazer procedimentos difíceis.
Outra vantagem do tratamento ortodôntico infantil é que ajuda na autoestima. Na infância, o bullying é algo muito sério e comum, e pode ser que, com o passar do tempo, a criança passe a ter problemas de autoestima por causa disso. Ou seja, quanto mais cedo se puder começar melhor.
Um tratamento ortodôntico em crianças adequado também estimula hábitos de limpeza bucal, sempre com a ajuda do dentista e dos pais, a criança consegue criar uma rotina importante de saúde bucal e os seus dentes podem crescer fortes e saudáveis.
Levar a criança para um tratamento ortodôntico infantil contribui muito para prevenção de problemas no futuro. Manter um acompanhamento com um dentista em Vitória (ES) desde cedo é imprescindível. O profissional irá acompanhar o desenvolvimento da arcada da criança, analisando o que é normal ou não, quais as complicações que podem surgir na fase adulta e irá indicar o melhor tratamento ortodôntico infantil para cada caso.
Atualmente, com o avanço da tecnologia, novas técnicas, aparelhos e procedimentos surgiram, deixando tudo mais simples, confortável para o paciente e rápido. Mas alguns desses problemas sempre são mais fáceis de tratar na infância, pois podem se agravar complicando o tratamento e necessitando de maiores intervenções na vida adulta.