O que é o tratamento de canal?
O tratamento de canal é um procedimento que serve para resolver diversos problemas da parte interna do dente, como cáries profundas ou fratura dentaria. A cirurgia consiste na remoção da polpa comprometida do dente e na desinfecção do local.
A polpa é um tecido que fica no interior do dente e é constituído por nervos e vasos sanguíneos, se estendendo da coroa até a ponta da raiz. Por estar numa parte muito profunda do dente, quando a polpa se lesiona, o paciente sente muitas dores e desconforto, além de inchaços e latejamento.
O tratamento de canal serve para reparar essa lesão, eliminando bactérias, desinfecionando o local e impedindo que ele se lesione outra vez, a fim de evitar que o dente natural seja removido.
Dessa forma, a polpa é removida, o interior do dente é limpo, preenchido e selado. A polpa serve para ajudar a raiz do dente a crescer, por isso, um dente já desenvolvido pode ficar sem ela.
O tratamento de canal, também chamado de endodontia, serve para deixar o dente saudável novamente, eliminando as dores e desconfortos.
Como o tratamento de canal é feito?
Muitas pessoas tem medo do tratamento de canal, já que é comumente associado a um procedimento que causa dor. Entretanto isso é relativo, depende de cada tipo de caso.
O tratamento de canal é feito com anestesia, porém, se a polpa estiver muito comprometida e o problema muito avançado, a anestesia acaba não sendo totalmente eficaz. É importante buscar um dentista em Vitória – ES rapidamente para o quadro não se agravar, e o ideal é fazer consultas regularmente para cuidar da saúde bucal e evitar qualquer problema.
O tratamento de canal consiste, primeiramente, na anestesia local. Após isso, o dentista faz a abertura do canal para ter acesso ao interior do dente. Ele remove a polpa infecionada, esvaziando o canal e desinfectando.
Depois é feita a obturação, no qual o dente selado com materiais específicos, além de também poder ser protegido com retentores e coroas, em certos casos.
Por fim, é necessário fazer o repouso após o tratamento de canal. Como todo pós-operatório, é preciso seguir algumas recomendações médicas, incluindo cuidados com a mastigação, higiene bucal e medicação prescrita.
Que cuidados é preciso tomar após o tratamento de canal?
Para que o tratamento de canal seja eficaz e para que se evite complicações, é imprescindível fazer um repouso após o tratamento de canal. Mesmo que o procedimento seja mais sofisticado atualmente, esses cuidados ainda são importantes para não acabar prejudicando a região que ainda está sensível.
Essa cirurgia não é tão invasiva e complexa quanto outras, por isso o pós-operatório acaba não sendo tão intenso, mas ainda assim é importante manter o máximo de cuidado e seguir as recomendações do dentista.
O repouso após o tratamento de canal recomendado é de geralmente uma semana, para que a cirurgia não seja prejudicada. Por exemplo, é indicado que o paciente pare com atividades físicas e outras práticas que exijam força muscular, a fim de evitar fraturas. Depois desse tempo de repouso após o tratamento de canal, o paciente consegue seguir com sua rotina, incluindo os exercícios físicos.
Outro cuidado, além do repouso após o tratamento de canal, é com a alimentação. Recomenda-se muito cuidado com a mastigação, especialmente nas primeiras horas depois do tratamento de canal, e com os alimentos que se consome nesse período.
O ideal é evitar, por pelo menos uma semana, alimentos duros, como carnes, balas, alimentos crocantes, todas os tipos de comidas que acabam demandando uma mastigação mais intensa. Esses alimentos podem comprometer a área sensível e a cicatrização pode demorar mais que o normal.
Como o dente e a boca estão sensíveis, é comum que o paciente sinta algumas dores e desconfortos. Por isso, o dentista recomenda medicações, como analgésicos e anti-inflamatórios, que ajudam no alivio da dor, além de evitar infecções no local e ajudar na cicatrização dos tecidos.
Se mesmo com os medicamentos a dor persistir, é necessário buscar o odontologista. Além disso, é importante manter as consultas, durante o repouso após o tratamento de canal e depois da cirurgia e cicatrização. O especialista irá acompanhar a evolução do caso e se certificar que o processo foi um sucesso.
Por fim, é necessário se atentar a higiene bucal. É preciso manter a escovação normalmente, de forma suave e com escovas de cerdas macias, sempre de acordo com as recomendações para não prejudicar o local.
Mantendo repouso após o tratamento de canal e todos os cuidados necessários, o procedimento costuma durar por toda a vida e sem comprometimentos.
A melhor maneira de conservar os dentes e a saúde bucal é tendo uma higiene em dia, mantendo visitas regulares ao dentista em Vitória – ES e buscando ajuda profissional ao menor sinal de dor ou incômodo.