O que é e causa da mordida aberta
A mordida aberta é uma condição em que há falta de contato entre os dentes quando a pessoa morde ou sorri, ou seja, os dentes não se tocam mesmo com a boca fechada. Essa má oclusão pode ocorrer entre os dentes da frente, chamada mordida aberta anterior, os dentes de trás, chamada mordida aberta posterior, ou laterais, chamado mordida aberta lateral.
Também pode ser unilateral quando apenas um dos lados é comprometido, ou bilateral, quando os dentes superiores e inferiores não se encostam em ambos os lados. É muito comum principalmente em crianças, sendo um quadro pouco problemático, porém que pode se tornar uma dor de cabeça se chegar na fase adulta.
Por conta disso, ao identificar a presença da mordida aberta, é necessário procurar um dentista no ES para recomendar o melhor tratamento para o seu caso, ou do seu(sua) filho(a).
Há dois tipos de mordida aberta:
Mordida aberta dentária: Quando o problema está somente nos dentes. É causado por maus hábitos, como o uso de chupetas, por roer unha, por chupar dedo, roer objetos, como lápis, ou até mesmo pela má posição da língua na hora da fala ou deglutição.
Mordida aberta esquelética: Essa ocorre quando há um desequilíbrio nos ossos da face, fazendo com que os ossos cresçam verticalmente deixando o rosto muito mais comprido, essa causa se dá por motivos genéticos ou hereditários e pode ser agravada em pacientes que respiram pela boca.
Essas ainda se dividem em outras 3 categorias, que são:
- Do tipo simples, onde existe apenas a ausência de toque dos incisivos;
- Moderado, que acontece a ausência de toque dos incisivos e caninos;
- E do tipo severo, que é a ausência de toque dos incisivos, caninos e pré-molares.
Consequências da mordida aberta
O maior problema causado por essa condição é a sobrecarga dos outros dentes (os que se tocam), pois o corpo tenta suprir essa falta de contato, levando com que ao longo do tempo esses dentes sofram desgaste, fraturas, retração de gengiva ou até, em casos extremos, leva a queda desses dentes.
Podemos citar também que essa oclusão causa ao longo do tempo problemas na fala, como a língua não se posiciona corretamente entre os dentes, há uma dificuldade na pronúncia de alguns fonemas.
Outro possível problema causado pela mordida aberta é o surgimento de problemas psicológicos ligados a estética facial.
Além dos sintomas que surgem com essa condição, sendo os principais a dor de cabeça, zumbido nos ouvidos, problemas ao nível da ATM, interferências na fonética, respiração bucal, dificuldade em mastigar e/ou na deglutição.
Tratamento para mordida aberta
O diagnóstico dessa condição deve ser feito por um dentista no ES, onde após realizados os exames é possível entender o tipo da mordida aberta e sua causa, indicando assim o melhor tratamento de acordo com cada caso.
O tratamento irá variar de acordo com a idade do paciente e com a causa da má oclusão dos dentes. Nas crianças, onde a causa é o uso da chupeta ou chupar dedo, é indicado um aparelho para que deixem de realizar esses hábitos, levando entre 6 e 12 meses para que a mordida se feche.
Após iniciado o uso do aparelho na criança é possível diagnosticar se esse hábito é uma dependência emocional, que é descoberta quando ao tirar o hábito ela o substitui por outro, como fazer xixi na cama, por exemplo. Nesses casos, o dentista no ES irá indicar o acompanhamento de um psicólogo.
Já em adultos, é indicado o uso de aparelhos ortodônticos, associados ao uso de elásticos ou dispositivos instalados nos ossos, nos casos mais graves é necessário fazer uma cirurgia. Corrigindo assim as estruturas musculares das bochechas, da língua e dos lábios.
O tratamento tanto em crianças como em adultos deve ser associado ao trabalho de um fonoaudiólogo, para que haja também uma melhoria na posição da língua, visando uma melhor fala, mastigação, respiração e até estética.
A boa notícia é que essa condição é de fácil tratamento caso seja verificada cedo, por isso a importância de visitas periódicas ao dentista no ES, onde será diagnosticada a presença de maus hábitos que serão interrompidos de imediato, ou seja, prevenindo que aconteça a mordida aberta, você não terá maiores problemas futuros.
O diagnóstico precoce dessa condição pode ditar o sucesso do tratamento, além de que interromper os hábitos que estão causando a mordida aberta, se torna muito mais em conta do que de fato ter que realizar um tratamento com aparelhos ortodônticos.