Implantes dentários melhoram a mastigação?
Os pacientes sem os implantes dentários que sofrem com a ausência de um ou mais dentes apresentam um incômodo muito grande, o que interfere diretamente na sua autoestima e saúde bucal. Algumas funções básicas, como a mastigação, também são significativamente afetadas.
Na verdade, a falta do dente faz o paciente, no momento de se alimentar, começar a mastigar a comida em apenas um lado da boca. Isso provoca problemas devido à sobrecarga dos músculos presentes naquele lado da via oral.
Por isso, o implante dentário é uma solução prática para contornar tal situação. Confira como é feito o implante dentário, bem como qual é a sua importância na função mastigatória e na estética do seu sorriso.
O que é o implante dentário?
Implantes dentários são estruturas de titânio, como se fossem um pequeno pino com roscas externas que lembram um parafuso. Esse pino é inserido no osso maxilar abaixo da gengiva a fim de substituir as raízes dentárias por meio de um procedimento cirúrgico rápido e seguro, com a finalidade de dar suporte ao dente artificial que será fixado posteriormente.
O principal benefício do implante dentário é trazer de volta a segurança durante a alimentação e a fala, haja vista que permite construir um novo sorriso para o paciente.
Tipos de implantes dentários:
- Prótese Unitária sobre Implantes: a função mastigatória com implante dentário visa restabelecer a estética com trabalhos fixos unitários;
- Prótese Parcial Fixa sobre Implantes: o implante dentário com prótese parcial fixa é destinado àqueles pacientes que sofreram com perdas parciais anteriores;
- Prótese Total Fixa sobre Implantes: este tipo de implante dentário busca substituir arcadas totais superiores e/ou inferiores com uma prótese fixa. É destinado, especialmente, àqueles pacientes com ausência total de dentes ou com indicação de extração total dos dentes;
- Prótese Total Removível sobre Implantes: por fim, a prótese total removível sobre implante dentário busca garantir maior fixação e estabilidade da prótese total removível (dentadura). É destinada a pacientes sem elementos dentários em uma ou em ambas as arcadas, bem como, até mesmo, àqueles que precisam extrair todos os dentes.
Mastigação com implante dentário é segura?
Com certeza, você já ouviu a seguinte frase: “a saúde começa pela boca”. Pois saiba que quem disse isso não estava errado. Na verdade, a mastigação faz parte da saúde da boca, sendo uma etapa muito importante porque é nesse momento que os alimentos são preparados para a digestão. Quando sofremos com a perda dentária, esse processo é dificultado.
Assim sendo, os pacientes que sofrem com a perda dentária, normalmente, são diagnosticados com mastigação unilateral, ou seja, o alimento é mastigado apenas de um único lado e, futuramente, isso pode acarretar sérios problemas na harmonia do sorriso.
Por isso, o implante dentário exerce grande influência na mastigação, uma vez que, quando o paciente recebe esses novos elementos em sua boca, ele começa a mastigar bilateralmente e a movimentar ambas musculaturas bucais.
Ademais, a ausência de dentes faz o indivíduo se tornar mais seletivo para escolher os alimentos, pois dará preferência àqueles que são mais fáceis de consumir. Tal prática é prejudicial, haja vista que, muitas vezes, a pessoa deixará de ingerir alimentos importantes para a sua saúde, como vitaminas, fibras e minerais.
Dessa forma, a mastigação com implante dentário busca ser um meio de prevenção para que a ingestão dos alimentos, a se iniciar pela boca, dê-se de maneira correta, triturando sem quaisquer problemas. Por isso, o implante dentário é uma excelente opção para você substituir a ausência dos dentes naturais e voltar a ter segurança para mastigar os alimentos.
Confie em seu Implante!
Por outro lado, o paciente submetido ao implante dentário costuma ter dúvidas se poderá comer de tudo normalmente, sem restrições. A resposta é: sim! Depois de finalizar o tratamento, a mastigação com implante dentário pode ser feita normalmente.
Vale, apenas, ressaltar que o implante dentário possui um período de cicatrização, de 4 a 6 meses. Após isso, a mastigação é restabelecida totalmente.
Resultado natural com implantodontista em Vitória ES
Para obter um bom resultado na hora de fazer o implante dentário, é preciso conhecer a procedência e a experiência do profissional. Assim, você ganhará mais confiança no tratamento que efetuará.
O implante dentário feito pelo implantodontista Dr. Ricardo, em Vitória/ES, conseguirá te entregar um sorriso harmonioso, além de restabelecer totalmente a sua segurança ao mastigar, falar e sorrir.
A Lugão & Lima é uma clínica de odontologia especializada em implante dentário. Acreditamos que o investimento no seu sorriso é necessário. Agende uma consulta para conhecer a nossa equipe e a nossa estrutura.