Os implantes dentários proporcionam muitas mudanças na odontologia e permitiram a algumas pessoas a possibilidade de sorrirem novamente. Contudo, para que os seus resultados sejam esteticamente interessantes é preciso se atentar a detalhes como no caso da sua cor ideal.
O sorriso branco se tornou um dos principais desejos das pessoas nos últimos anos devido a influência da mídia e dos próprios profissionais da área da odontologia, porém o que muitas pessoas não compreendem é que para cada sorriso existe uma cor ideal por conta das características do dente e isso influencia diretamente no resultado do tratamento.
Ou seja, por mais que uma pessoa tenha feito o mesmo tratamento que outra é provável que o sorriso de ambas se diferencia tanto em relação ao formato dos dentes como na sua cor. Quer entender como funciona a escolha da cor ideal dos implantes dentários? Confira o texto.
Sorriso branco, como funciona a coloração dos implantes dentários?
Ter os dentes em tamanhos esteticamente bonitos e brancos é o desejo de muitas pessoas principalmente ao considerar que o sorriso funciona como um cartão de visita sobre elas.
No entanto, para se chegar há um resultado esteticamente interessante é preciso passar por diversas etapas que consideram as características pessoais da boca, dentes e dentre outros.
Deixar um sorriso branco não é uma tarefa simples e não basta o paciente chegar ao consultório do seu odontologista e solicitar a mesma cor de dente de uma artista específica, pois existe uma dinâmica em relação ao branca que precisa ser respeitada.
O que muitos desconhecem e que as suas características influenciam no resultado. Ou seja, quando o profissional vai realizar implantes dentários além de executá-la em etapas também observa os mínimos detalhes para que a coloração seja apropriada, como por exemplo:
- observa qual a cor da dentina (tecido que recobre a polpa do dente);
- verifica se há manchas ou restaurações antigas que precisam ser reparadas;
- analisa qual a espessura e translucidez do esmalte;
- entenda qual a textura da superfície do dente;
As cores ideais para fazer a Implantodontia
A definição da cor nos implantes dentários é considerada um grande desafio aos cirurgiões-dentistas e técnicos especialistas em próteses dentárias por se tratar de uma etapa crítica na implantodontia baseada principalmente em métodos visuais que visam a comparação.
Porém esse é um método tradicional que visa fazer as comparações com auxílio de escalas das cerâmicas, dos sistemas de resinas compostas e assim em diante. Já os métodos modernos podem usar as tecnologias de espectrofotômetros, colorímetros e técnicas de análise de imagens para chegar o mais perto possível da coloração ideal ao implante.
Seja através do método tradicional ou moderno é indispensável que o profissional seja treinado para ajudar na definição da cor apropriada através de uma escala de cor. Essa escala, no caso, contém variações de brancos e com base nas comparações o profissional consegue encontrar a opção mais interessante ao sorriso do paciente promovendo resultados incríveis.
As escalas são divididas em quatro variações, sendo:
- A: marrom avermelhado;
- B: amarelo avermelhado;
- C: acinzentado;
- D: cinza avermelhado.
Dentro dessas variações há tonalidades diversas para que sejam escolhidas cores mais apropriadas ao sorriso do paciente. Portanto, no caso da variação de cor “A” é possível encontrar diferentes opções, como A1, A2, A3 e A4 que determinam o quão claro será a cor.
Ou seja, é uma espécie de quantidade crescente de saturação. Então um paciente pode ter a cor A1 em seu implante dentário que seria um sorriso marrom avermelhado bastante claro.
Procedimentos que levam a definir a cor dos Implantes dentários
É importante entender que não existe um padrão quanto a definição de cor dos implantes, porém é comum encontrar profissionais que trabalham em processos, a começar pela limpeza do dente visando a sua comparação e depois uma estimativa de brilho e matiz dominante.
Esses processos também consideram o uso das escalas ou guias de tonalidade para comparar posições dos dentes, assim como a intensidade do brilho, as diferenças do matiz e o efeito que a cor considerada ideal provoca aos lábios do paciente como um todo, deixando-o natural.
Não é um processo rápido. Pelo contrário, é algo que requer muita dedicação e atenção dos profissionais envolvidos por isso a necessidade de trabalhar com aqueles que realmente sejam qualificados ao serviço e “entregam” sorrisos que além de bonitos são “funcionais”.
A coloração dos dentes é uma fase muito importante no processo de implante por isso é preciso ser feito com calma por profissionais que compreendam o processo como um todo.
Deseja fazer um implante dentário e ter dentes mais brancos, além de bonitos? Agende uma consulta em nosso consultório odontológico no ES que conta com profissionais qualificados em implantodontia que podem entregar sorrisos que vão muito além da beleza.