Fumantes podem ter diversos problemas com a saúde bucal
O implante dentário é capaz de transformar a vida do paciente. De fato, após perder alguns dentes, quem não sonha em esbanjar um sorriso bonito e saudável por aí?
Um implante dentário nada mais é do que uma estrutura de titânio cuja função é substituir um dente natural. Esse material é colocado no osso maxilar para simular a raiz do dente por meio de um procedimento cirúrgico pouco invasivo.
Na verdade, é um tratamento que busca restabelecer o equilíbrio bucal daqueles que sofreram com a perda dos dentes. Porém, é importante destacar que o tratamento não termina depois da cirurgia.
Para o sucesso do procedimento, é preciso que o paciente tenha alguns cuidados para garantir a cicatrização correta e evitar a perda óssea.
Mas, se você é fumante, saiba que isso pode interferir na eficiência do implante dentário, além de, é claro, poder provocar intercorrências no processo cirúrgico e no pós-operatório. Em um sentido mais amplo, esse vício pode prejudicar a sua saúde em larga escala.
Caso você tenha perdido algum dente e deseje realizar a restituição por meio do implante dentário mas é fumante, saiba, ainda, que o cigarro pode ocasionar diversos problemas de saúde, como câncer de pulmão, câncer de boca e doenças periodontais, por exemplo.
Implante dentário x nicotina
Primeiramente, é muito importante saber que todas as pessoas podem fazer o uso do implante dentário, mas, para isso, é preciso que sua saúde esteja em dia para evitar qualquer risco ou imprevisto durante o procedimento.
Por isso, o recomendado é que se busque pela Odontologia Digital e Estética Dental em Vitória/ES, para que o Dr. Jefferson avalie se é possível realizar um implante. O procedimento cirúrgico exige que o paciente siga todas as suas orientações para obter um bom resultado.
Após o implante dentário é possível continuar com o hábito de fumar?
Quando relacionamos o tabagismo ao implante dentário, a situação se torna bem mais delicada. Isso porque a colocação do implante diz respeito a um tratamento de reabilitação bucal e exige uma boa cicatrização.
Contudo, quando o paciente é fumante, a nicotina dificulta a adequada cicatrização, o que pode desencadear, assim, perda de implante dentário e infecções.
Por isso, para realizar um implante de maneira segura, é necessário que o paciente não seja fumante. Essa premissa decorre do fato de o tabagismo se tornar um fator de risco para a saúde bucal, pois, além de alterar a cor dos dentes e da mucosa, também pode ocasionar mau hálito, câncer e doença periodontal.
Cuidados que os fumantes devem ter:
Se você é fumante, saiba que é indispensável ficar, ao menos, 3 dias antes da cirurgia sem fumar. Já no processo do pós-operatório, o cigarro pode atrapalhar sua cicatrização e, até mesmo, comprometer toda a cirurgia, de maneira que o paciente perca o implante.
Desse modo, os fumantes, após a cirurgia, precisam deixar de fumar, pois a probabilidade de contrair uma infecção é de cerca de 75%, enquanto a de um não-fumante é de 21%. Além disso, essas pessoas tornam-se suscetíveis ao desenvolvimento de graves problemas gengivais.
Outra vantagem do não-fumante é o período de cicatrização, que é muito mais curto em relação ao dos fumantes. Portanto, os implantodontistas recomendam que os pacientes mantenham sua saúde bucal em dia para garantir que haja sucesso na colocação do seu implante dentário.
Dessa forma, ao decidir fazer o procedimento odontológico, o implantodontista instruirá o paciente a assinar um termo de responsabilidade, alertando-o sobre a probabilidade de haver a perda do implante.
Assim, é indispensável que haja total comprometimento por parte do indivíduo para abster-se do tabaco ou, pelo menos, diminuir a quantidade de cigarros enquanto passa pelo tratamento para que ocorra a cicatrização óssea.
Odontologia Digital e Estética Dental em Vitória/ES
Agora que você já sabe os principais riscos de fumar e submeter-se a um implante dentário, é preciso buscar por profissionais que sejam capacitados para a realização desse procedimento.
Para mantê-los em bom estado, é preciso cuidar da sua saúde bucal e realizar visitas regulares ao dentista, além de limpezas periódicas para garantir que não haja complicações e doenças bucais futuramente.
Perdeu um ou mais dentes e quer voltar a sorrir? Entre em contato com a nossa equipe, a odontologia digital e estética dental em Vitória/ES tratará, com precisão, o seu problema de maneira totalmente segura e tranquila.