Com que frequência deve-se fazer consultas odontológicas?
Cuidar da saúde bucal é mais que fundamental, e fazer uma visita periódica ao dentista é a melhor maneira de manter sempre um sorriso bonito e saudável.
Fazer consultas odontológicas deve ser parte da nossa rotina, pois é dessa forma que podemos cuidar sempre da nossa boca, reforçar os hábitos higiênicos e também prevenir e identificar previamente doenças e problemas bucais, a fim de tratá-los com antecedência.
Mas qual é a frequência que devemos realizar consultas odontológicas? O ideal é fazer visita periódica ao dentista, e essa frequência depende da necessidade do paciente.
De uma forma geral, recomenda-se um intervalo de no máximo seis meses para que o dentista avalie completamente a saúde da sua boca e mantenha um equilíbrio.
Como funciona a visita ao dentista no ES de rotina?
Nas consultas odontológicas, o dentista irá fazer um check-up da sua boca, ou seja, analisar dentes, língua, garganta, gengivas, bochechas. Isso serve para identificar possíveis problemas, como cárie, infecções ou outras doenças, e indicar tratamentos antes que o quadro avance.
Também é feita uma limpeza nas consultas odontológicas, chamada de profilaxia dentária, que é um tratamento para remover tártaros e placas bacterianas dos dentes com o objetivo de prevenir doenças e fortalecer os dentes.
É um processo simples, que ajuda também no combate ao mau hálito, manchas nos dentes e gengivite.
Entretanto, no momento em que estamos vivendo, da pandemia do Covid-19, muitas pessoas deixaram de fazer uma visita periódica ao dentista, por vários motivos. Primeiro o isolamento social, que nos obrigou a ficar em casa o máximo possível e, depois, claro, o medo do vírus.
Mas é totalmente aconselhado que os pacientes retornem a fazer as suas consultas odontológicas frequentemente, mesmo na pandemia. Entenda por quê:
É seguro fazer consultas odontológicas na pandemia?
Como mencionamos, muitas pessoas passaram a evitar a visita periódica ao dentista para consultas odontológicas nesse tempo de pandemia.
No início, os consultórios odontológicos foram restringidos a apenas casos de urgência, sempre de acordo com as diretrizes de segurança estabelecidas.
Mas, atualmente, já é possível fazer consultas odontológicas normalmente, desde que a clínica e o paciente sigam os protocolos.
Os profissionais devem sempre fazer uso de equipamentos como máscaras cirúrgicas, óculos de proteção, protetores faciais, toucas, aventais e luvas descartáveis nas consultas odontológicas.
Os equipamentos utilizados são esterilizados a cada consulta, assim como a desinfecção das superfícies em geral do consultório regularmente durante o dia.
Esses protocolos, na verdade, sempre foram utilizados pelas clínicas de odontologia. Ou seja, são procedimentos padrões, os quais os dentistas já estão acostumados, e nesse momento foram redobrados para garantir a segurança dos pacientes e da própria equipe.
O paciente não precisa ter medo ou receio. Ele deve sempre utilizar máscara até o momento da consulta, lembrar-se do distanciamento social enquanto espera. Deve ainda utilizar álcool em gel, ter a sua temperatura medida antes de entrar, e, além disso, é muito importante nunca ir a consultas odontológicas marcadas caso apresente qualquer mínimo sintoma.
A clínica do Dr. Ricardo Lugão segue todas as medidas de segurança adequadamente, portanto o paciente pode ficar tranquilo para fazer sua visita periódica ao dentista e garantir que sua saúde bucal esteja em dia.
Como cuidar da saúde bucal na pandemia?
Em qualquer situação, é necessário estar atento à saúde bucal. Manter uma higiene diária, escovando os dentes da forma correta após cada refeição e utilizando fio dental, são os cuidados básicos, além de, é claro, fazer visita periódica ao dentista para consultas odontológicas de rotina.
É preciso cuidar ainda mais da alimentação, principalmente porque passamos mais tempo em casa e acabamos comendo uma quantidade maior de alimentos com açúcar e carboidratos, por exemplo.
Isso pode ser muito prejudicial para nossos dentes, causando caries e levando até a inflamações gengivais e outros problemas mais graves. Ou seja, ingira alimentos saudáveis, ricos em cálcio, proteínas, vitaminas e nutrientes, que fortalecem os dentes, beneficiam a gengiva e reduzem o risco de caries e outros problemas.
Apenas com bons hábitos já é possível ter uma boca bem mais forte e saudável, sendo uma maneira de prevenção odontológica. Mas é claro que, para isso ficar completo, é preciso que um profissional avalie sempre a sua boca.
Então não deixe de fazer uma visita ao dentista no ES pelo menos a cada seis meses para garantir que tudo está em ordem. A saúde da boca influencia na saúde do corpo como um todo, por isso é importante, mesmo na pandemia, procurar se cuidar por completo.
Procure o Dr. Ricardo Lugão para marcar consultas odontológicas em Vitória (ES) e garanta que os seus dentes fiquem sempre fortes e saudáveis.