O diastema frontal é o nome dado aos dentes separados que podem incomodar muitas pessoas, que além de interferir na estética do paciente, é capaz de contribuir para que outros problemas bucais surjam, já que o espaçamento entre os dentes facilita a retenção de alimentos e resíduos, aumentando a chances de desenvolvimento de cáries e inflamações na gengiva.
Pode ainda comprometer a fala ou ser uma das causas da Disfunção Temporomandibular (DTM), devido a desequilíbrios na mastigação e no uso da musculatura da face.
Conheça as principais causas do diastema
São muitos os motivos que podem ocasionar o diastema frontal, dentre eles estão:
– Anormalidade no tamanho do freio labial (quando o tecido fibroso que une o lábio à gengiva não se reduz espontaneamente);
– Respiração pela boca; hábitos como chupar o dedo ou manter a chupeta por muito tempo, que podem causar anomalias no desenvolvimento ósseo da criança, alterando a estrutura óssea facial;
– Interposição da língua entre os dentes durante a fala, empurrando-os para frente;
– Ausência da formação do dente (chamada de agenesia dentária);
– Desproporção entre o tamanho do dente e a base óssea que o sustenta;
– Dentes inclusos, ou seja, aqueles que por algum motivo ficaram presos dentro do osso;
– Dentes pequenos e em formato irregular;
– Presença de doenças gengivais, como gengivite e periodontite, capazes de acometer as estruturas de suporte do dente, alterando o posicionamento na arcada.
Independente das causas, o primeiro passo é compreender o verdadeiro motivo que está desencadeando o diastema para então encontrar o tratamento adequado para que não volte a aparecer.
Tratamento para diastema: veja quais são.
Como todo tratamento odontológico, a recomendação dos dentistas é resolver logo na infância, pois a garantia de resultados mais eficazes aumenta. Dessa forma, é possível evitar que o problema se prolongue até a vida adulta e possa causar outras complicações.
Existem várias opções de tratamentos para o diastema que podem ser encontrados no consultório odontológico no ES, veja quais são a seguir:
Frenectomia
A frenectomia é o nome a cirurgia cuja finalidade é corrigir o freio labial, tanto superior como inferior. Lembrando que além do diastema frontal, o freio labial aumentado pode causar outros problemas, como favorecer o acúmulo de resíduos e impedir que os resultados do tratamento ortodôntico se mantenham após a retirada do aparelho.
Os freios que causam o diastema são aqueles com uma inserção mais baixa entre os incisivos e, em algumas vezes, até além deles. No entanto, é resolvida através deste processo cirúrgico muito simples e feito com anestesia local no próprio consultório do dentista. A intenção é remover a parte do freio que está inserida próxima aos dentes.
Cabe ainda ressaltar que, após a cirurgia, o diastema deverá ser fechado com o uso de um aparelho ortodôntico.
Tratamento para a respiração
Se o motivo do diastema frontal está relacionado com a respiração inadequada, será preciso realizar um tratamento multidisciplinar entre otorrinolaringologista, que trabalhará nas causas da obstrução nasal, junto com o acompanhamento de um fonoaudiólogo, que ajudará com exercícios respiratórios fazendo com que a criança aprenda a respirar pelo nariz e por fim o dentista no ES, que será responsável em auxiliar no tratamento indicando o uso de aparelhos ortodônticos e ortopédicos que visam reposicionar a arcada, ampliar o céu da boca (palato) e reduzir os espaços entre os dentes.
Tratamento para a interposição lingual
Como já citamos acima, a interposição lingual é também uma das causas do diastema frontal, mas que pode ser resolvida através de um tratamento ortodôntico, que visa auxiliar o paciente a posicionar a língua de forma correta durante a fala, evitando empurrar os dentes para frente. Dependendo do caso, é preciso também contar com a ajuda de um fonoaudiólogo que auxilie no treinamento da língua.
Aparelhos ortodônticos
Em casos que o diastema surge por questões genéticas poderão ser resolvidos por meio de aparelhos ortodônticos. Mas para isso, primeiramente é necessário agendar uma avaliação no consultório odontológico no ES para que o profissional analise detalhadamente o caso e indique o tipo de aparelho adequado.
Além de corrigir a discrepância entre o tamanho dos dentes e do maxilar e resolver os problemas de desenvolvimento ósseo, a ortodontia é uma especialidade que ajuda a tratar o mau posicionamento dos dentes, fechando os espaços múltiplos que vão além do diastema frontal.
Próteses e implantes dentários
Indicadas para quem já sofreu a perda de um ou mais dentes, as próteses e implantes dentários podem ser excelentes opções de tratamentos. Em casos que existe a falta de vários dentes, as próteses são mais indicadas, enquanto os implantes dentários são recomendados em situações que há a ausência pontual de um dente.
São muitas as formas de tratamentos para o diastema frontal, basta ir até o dentista no ES para ele poder avaliar a presença de dentes supranumerários, mal posicionados, cistos e outras anormalidades que podem vir a causar o diastema, impedindo que ele aconteça.