Cada vez mais pessoas sofrem com problemas de dentes tortos, os que os diferenciam são os tipos de desalinhamento dentário que em alguns casos podem ser mais discretos, em outros mais expressivos. Além de prejudicar a funcionalidade e a estética bucal, dentes tortos podem ser causados por diversos motivos e é sobre esse assunto que vamos falar no post de hoje.
Dentes tortos: quais são as possíveis causas
O mal posicionamento dos dentes geralmente é um problema que costuma se manifestar durante os primeiros anos de vida. No entanto, mesmo depois de a dentição permanente ter nascido e a pessoa já ser adulta, existe a possibilidade de os dentes entortarem. Isso acontece em função de agressões nos tecidos de sustentação da arcada dentária que, gradualmente, provocam mudanças na posição da dentição. Logo, até quem nunca passou por problemas desse tipo pode começar a conviver com eles em função de determinadas condições. Veja a seguir as principais causas dos dentes tortos.
Bruxismo
O bruxismo é um distúrbio caracterizado pelo apertar ou ranger involuntário de dentes e esse efeito faz com que fiquem desgastados ao longo do tempo, podendo trazer maiores complicações e até mesmo ocasionar inflamações nas gengivas. Diante disso, é um dos motivos que podem interferir no mau posicionamento dos dentes. No entanto, trata-se de um problema que ocorre gradativamente e por isso a importância de diagnosticar o distúrbio o quanto antes para iniciar o tratamento brevemente e evitar maiores danos.
Nascimento dos sisos
Outra causa de sofrer com problemas de dentes tortos são o nascimento dos sisos (últimos permanentes a nascer), em que geralmente os pacientes não têm espaço suficiente na boca para comportá-los. Com isso, os outros dentes acabam empurrando os demais para encontrar uma posição, afetando diretamente o alinhamento da dentição.
Problemas bucais
Os distúrbios que afetam o periodonto, como a periodontite, também podem causar o mau posicionamento dos dentes na arcada dentária. Isso acontece porque os dentes ficam maleáveis em função dos tecidos não conseguirem mantê-los fixos na cavidade bucal. Com isso, ocorrem movimentações capazes de tirá-los das suas posições de origem.
Hábitos ruins
Hábitos ruins como: roer as unhas, morder objetos duros, chupar o dedo, pressionar a língua contra os dentes, sugar a chupeta, apoiar as mãos no rosto a todo momento, entre outros, causam sobrecarga nos tecidos bucais como músculos e ossos. Para se adequar a essas situações a anatomia da região se altera e, como consequência, os dentes ficam desalinhados. Sendo assim, a revisão das práticas diárias é uma atitude essencial para analisar se alguma coisa está contribuindo para deixar os dentes tortos.
Respiração bucal
Embora muitos pacientes não saibam, o ato de respirar pela boca ocasiona alterações no formato dos ossos maxilares e das arcadas dentárias. Esse processo acontece aos poucos, em função de a cavidade bucal ficar aberta a maior parte do tempo. O mau posicionamento da língua também interfere no alinhamento dentário e ainda causa outras alterações na anatomia facial, desencadeando dentes tortos.
Fatores genéticos
Fatores genéticos também podem ser responsáveis pelo desencadeamento de dentes tortos, ou seja, o único motivo do apinhamento dentário é por ter herdado dos pais.
Arcada dentária menor
Quando o maxilar do indivíduo é muito pequeno, a arcada dentária também será maior e, provavelmente, não conseguirá comportar todos os dentes permanentes, afetando o posicionamento. Por falta de espaço, o uso de um aparelho ortodôntico pode ser necessário para abrir a arcada e reposicionar cada dente.
Dentes em excesso
O excesso de dentes e suas dimensões interferem diretamente nos casos de apinhamento dentário, isso porque os dentes de leite são menores e, quando ocorre a troca da dentição, os permanentes ficam posicionados incorretamente e tentam se encaixar no pouco espaço. Nesses casos, também se faz necessário o tratamento ortodôntico para corrigir o posicionamento dos dentes.
Quais os tipos de tratamentos
Diante a tantos fatores que contribuem para o surgimento dos dentes tortos, existem tratamentos para cada um deles, capazes de reposicionar as arcadas e deixar o sorriso totalmente harmônico e simétrico. São diversos os tipos de aparelhos ortodônticos para corrigir o mau posicionamento dos dentes. No entanto, o primeiro passo é marcar uma consulta com um ortodontista para estudar e avaliar a estrutura bucal para orientar sobre o tratamento ideal.
De modo geral, os aparelhos ortodônticos tem a função de estimular os dentes a assumirem uma posição mais ordenada até que sejam completamente realinhados. Existem ainda as versões móveis, que costumam ser mais usadas na infância para atingir determinados objetivos, como abrir a arcada dentária.