Dente Siso | Quando é Necessário Extrair?
O dente siso, também conhecido como terceiro molar ou “dente do juízo”, é o último dente a se formar na arcada dentária das pessoas. Tal estrutura óssea pode nascer completamente, projetando-se para fora, ou permanecer alojada sob o tecido gengival.
Esse dente costuma aparecer em quatro lugares da boca, totalizando quatro dentes, sendo eles dois localizados na parte superior e dois inferiores – cada um de lado da boca. Mas, nem sempre o nascimento do siso completa o seu ciclo. Existem casos em que ele apenas ameaça nascer, causando dores e desconfortos na região da boca, além de prejudicar a estética dos dentes.
Algumas pessoas não sentem dor e acabam deixando o siso na boca por tempo indeterminado, mas é preciso se atentar a alguns detalhes, pois existem situações em que mesmo sem dor é essencial extrair dente siso para evitar complicações que prejudicam a funcionalidade e beleza do sorriso.
Quer saber quais são essas situações que exigem a extração do dente siso?
Confira no texto.
O que é Dente Siso?
O dente siso, ou dente do juízo, é caracterizado como o terceiro molar localizado nas extremidades da cavidade bucal. No caso, são 4 dentes do siso no total e cada um fica localizado no lado dos maxilares, sendo 2 no lado esquerdo em cima e em baixo, e 2 no lado direito em cima e em baixo.
Esse dente é o último a nascer e isso pode acontecer em diferentes idades. Há pessoas em que os primeiros vestígios do dente siso começam a ser vistos entre os 16 a 20 anos de idade, enquanto outras podem notar o dente apenas em uma idade mais avançada, como 25, 30 e 35 anos.
Vale destacar que por ser o último dente a nascer na cavidade bucal é normal que eles não encontrem espaço para conseguir completar o seu processo de nascimento, por isso é comum ele causar grandes desconfortos, como também prejudicar a estética do sorriso ou fazer com que fique incluso, isto é, quando o dente fica preso embaixo do tecido gengival por outros dentes ou osso.
Quando isso acontece pode ser necessário extrair dente siso, mas não apenas por conta da estética a fim de evitar que os dentes fiquem desalinhados, mas principalmente pelo desconforto e riscos.
A importância de Extrair Dente Siso
No Consultório Odontológico Padilha Estética Dental nós sempre recomendamos que o ato de extrair dente siso deve ser feito quando o paciente está sentindo desconfortos, como dores e dificuldades tanto na sua mordida, respiração, fala e até por causar um certo desalinhamento dos molares.
Mas, isso pode ser observado de diferentes formas, pois quando não há riscos de o siso causar o desalinhamento e a dor que ele causa é apenas por conta do processo de exclusão do dente – no caso, o nascimento – é possível manter o siso na arcada, desde que seja feito um acompanhamento.
No entanto, o dente siso precisa ser extraído quando a sua cavidade bucal começa a ser prejudicada, inclusive, quando o paciente não consegue realizar a sua higienização corretamente.
Também é considerado necessário extrair dente siso quando, de alguma forma, o dente prejudica a funcionalidade da cavidade, sendo:
- O dente siso permanece incluso ou impactado dentro do osso;
- O dente siso nasceu parcialmente;
- O dente se encontra inclinado sobre o dente da frente e faz pressão sobre ele;
- O dente provocou uma pericoronarite, inflamação que recobre o dente.
Os riscos de não Extrair Dente Siso
No Consultório Odontológico Dr. Ricardo Lugão, como dito antes, nós recomendamos que o paciente faça a extração do seu dente siso quando ele começa a prejudicar a sua saúde bucal, isto é, quando ele aumenta as chances de o paciente desenvolver problemas que afetam seu sorriso.
Se o dente siso nasceu parcialmente, por exemplo, ele acaba prejudicando o posicionamento dos outros dentes e também não permite que o paciente faça a sua limpeza completa, o que, de fato, pode aumentar as chances de desenvolver inflamações, além de outras condições prejudiciais.
Sendo assim, alguns riscos em não fazer a extração do dente siso, são:
- Surgimento de cáries;
- Desenvolvimento de doenças gengivais;
- Reabsorção da raiz do dente vizinho;
- Surgimento de cistos e tumores;
- Possibilidade de causar danos aos nervos (raro);
- Dificuldade de mastigação;
- Problemas periodontais em outros dentes.
Agende uma avaliação no Consultório Odontológico Dr. Ricardo Lugão
Antes de considerar a extração ou não do dente siso, é essencial que o paciente seja avaliado por um profissional especializado e aqui no Consultório Odontológico Dr. Ricardo Lugão, nós contamos com profissionais experientes que conseguem observar a necessidade de realizar esse processo.
Portanto, se agende uma avaliação em nosso consultório para observarmos o seu dente siso.
Leia Mais :