A saúde bucal pode ser afetada de várias formas inclusive por conta de problemas na gengiva cuja maioria das pessoas desconhecem a existência ou negligenciam a sua gravidade. Assim como os dentes a gengiva precisa de cuidados diários para evitar as inflamações, o acúmulo de sujeiras, a proliferação de placa bacteriana e dentre outros problemas que ao não serem tratados corretamente podem provocar o surgimento de doenças na gengiva.
Por exemplo, a gengivite e periodontite são doenças caracterizadas como uma inflamação na região da gengiva que podem ter sido evitadas com a higienização diária da boca e principalmente com a ida frequente há um consultório odontológico a fim de fazer uma limpeza intensa que evite o acúmulo de placas e dentre outras bactérias.
Saiba no texto como identificar problemas na gengiva e os hábitos que ajudam a evitá-los.
O cuidado diário da boca ajuda a evitar doenças na gengiva
Desde criança as pessoas são estimuladas a manter o hábito de escovação dos dentes, assim como usar fio de dental e dentre outros produtos que proporcionem a limpeza dos dentes. Contudo, muitos pais esquecem ou não imaginam que os cuidados com a saúde bucal vão muito além da escovação dos dentes e de outros hábitos relacionados a sua higienização.
É claro que esses hábitos são importantes e fundamentais para a saúde da boca no geral, mas existem outros cuidados que devem ser tomados, como por exemplo, cuidados com a gengiva.
A gengiva é uma parte sensível da boca e quando o seu cuidado é negligenciado existe a possibilidade de a pessoa acumular placa bacteriana nos espaços ao redor dos dentes – também chamado de sulco gengival. Esse acúmulo pode ser reduzido com os cuidados diários na boca, mas também é indispensável consultar um dentista para uma limpeza mais profunda.
Essa limpeza deve ser feita pelo menos a cada seis meses por um profissional de odontologia que além de obter equipamentos propícios a limpeza também usa substâncias específicas para acabar com a placa bactéria e dentre outras substâncias prejudiciais à saúde da gengiva.
Dicas para manter a sua gengiva saudável
O cuidado diário é o principal fator capaz de evitar ou reduzir a chance de desenvolver doenças na gengiva, portanto, é muito importante que as pessoas desenvolvam uma rotina de cuidados que vá além da escovação dos dentes. Passar fio dental e usar um creme dental de qualidade são outros fatores importantes, mas ainda existem outro, como por exemplo:
• Se atentar a escovação. Uma boa escovação não é sinônimo de esfregar com força. Pelo contrário, o ideal é fazer movimentos suaves que evitam machucar a gengiva;
• Use enxaguante bucal. É muito importante que após a escovação e o uso de fio dental seja aplicado um enxaguante bucal, pois ele reduz o acúmulo de bactérias na gengiva;
• Massagear suavemente a gengiva. Esse tipo de cuidado pode parecer desnecessário, mas isso evita lesões na gengiva e ainda pode promover ruma limpeza profunda;
Aprenda a identificar os principais problemas na gengiva
Muitas pessoas acabam desenvolvendo inflamações e problemas mais graves na gengiva simplesmente pelo fato de não observarem essa região da boca. Existem casos em que mesmo notando a presença de sangue na escovação as pessoas agem como se o fato fosse normal, quando na verdade pode ser um indicativo de problemas na gengiva.
Existem diferentes indicativos de que há problemas na região da gengiva, como por exemplo, a questão do sangue citado acima e até mesmo um inchaço seguido por dores leves. Esse tipo de problema pode indicar uma inflamação, machucados e doenças que exigem cuidados.
Outros indicativos de que a pessoa possui problemas na gengiva, são:
• Vermelhidão na gengiva:
• Mau hábito intenso;
• Feridas;
• Aftas na gengiva;
Problemas na gengiva, o que pode ser?
Existem diferentes problemas que acometem a região da gengiva e que podem indicar algum tipo de doença, como por exemplo, a gengivite e periodontite – que são doenças habitualmente confundidas pelas pessoas, mas que são diferentes, sendo a gengivite uma inflamação e a periodontite a sua evolução que, aliás, acaba afetando os tecidos de suporte dos dentes.
Ambas doenças exigem tratamento específico de um profissional de odontologia para evitar complicações. No caso da gengivite o tratamento pode ser baseado em limpezas simples , enquanto a periodontite pode exigir um cuidado muito maior para evitar reações drásticas.
Portanto, ao notar esses sintomas procure um consultório odontológico no ES ou em outro estado para que o dentista observe a sua boca e indique tratamentos específicos.
Faça limpezas e evite problemas na gengiva
A limpeza frequente e o tratamento dentário em um consultório odontológico no ES podem evitar uma série de doenças na gengiva e na boca como um todo. Nesse caso, agende a sua consulta na clínica do Dr. Ricardo Lugão e comece a cuidar da sua saúde bucal.