A busca por procedimentos odontológicos estéticos como o clareamento dental aumentou consideravelmente nos últimos anos por conta da preocupação das pessoas em alcançar o sorriso perfeito que consequentemente os façam se sentir mais confiantes com sua imagem.
Ter um sorriso branco é o objetivo de muitas pessoas, porém para alcançar um bom resultado é preciso manter cuidados diários que além de melhorar a sua estética também garantem uma boa saúde bucal evitando doenças e dentre outros problemas capazes de causar transtornos.
A técnica de clareamento dental a laser, por exemplo, é uma das formas de alcançar os desejados dentes brancos. Contudo, ainda existem muitos mitos e verdades relacionados a esse tipo de tratamento que precisam ser esclarecidos para evitar hábitos ruins, como por exemplo, a questão do enfraquecimento dos dentes após o clareamento – que é um mito.
Quer saber mais sobre os mito e verdades sobre clareamento dental? Confira no texto.
As verdades e mentiras sobre clareamento dental
O clareamento dental é um é uma técnica capaz de recuperar a cor original dos dentes. Em tese é um tratamento que visa clarear os dentes com auxílio de produtos com peróxido de hidrogênio que é uma substância capaz de “quebrar” as moléculas longas de pigmentos e com isso se diferenciam das moléculas menores para tornar o dente mais claro.
Através desse tratamento o paciente pode recuperar a vitalidade do seu sorriso, porém é importante entender que se trata de um procedimento demorado. Ou seja, o branco dos dentes não é recuperado de um dia para o outro, mas através de sessões pontuais que melhoram a coloração dos dentes aos poucos para que a saúde bucal não seja prejudicada.
Existem muitos mitos relacionados ao tratamento de clareamento dental que podem fazer as pessoas procurarem por essa técnica ou inclusive a descartarem por motivos errados.
Nesse caso, entender o que é o clareamento dental, quais as técnicas usadas para alcançar o desejado branco dos dentes e outros detalhes a respeito desse tratamento é fundamental para que o seu resultado seja satisfatório. Portanto, esqueça as superstições relacionadas a esse tipo de técnica e foque no que realmente é verdade para obter bons resultados. Veja uma lista com os principais mitos e verdades relacionados a esse tipo de tratamento.
- O clareamento dental a laser pode provocar sensibilidade nos dentes
VERDADE. Assim como qualquer outra técnica de clareamento dental existe a possibilidade de a pessoa apresentar sensibilidade nos dentes durante ou após o tratamento, porém isso não acontece com todas as pessoas. Na maioria das vezes são pacientes com retratação gengival e por isso apresentam mais sensibilidade ao longo do tratamento de clareamento.
- No tratamento a ingestão de alimentos e líquidos com corante deve ser evitada
VERDADE. É muito importante que a ingestão de alimentos e bebidas que possuam corante, como por exemplo, refrigerantes, cafés, salgadinhos e dentre outros sejam evitados tendo em vista que eles podem interferir no resultado clareamento. Os corantes podem manchar os dentes e ainda prejudicar a durabilidade da cor que foi alcançada a partir do tratamento.
- Os dentes ficam mais enfraquecidos ao realizar o clareamento assistido
MITO. O clareamento assistido (realizado no consultório) é feito com todo cuidado para que os dentes e gengiva não sejam prejudicados. No caso, o clareamento é uma reação química feita com um gel clareador que age sobre o pigmento do dente e não consiste em um processo abrasivo, portanto, ele não tem a capacidade de afetar a estrutura dos dentes.
- Todas as pessoas podem e devem fazer o tratamento de clareamento dental
MITO. É muito importante que as pessoas consultem especialistas em clareamento dental antes de iniciar o tratamento, pois por mais que não seja um procedimento abrasivo ele não é recomendado para todas as pessoas como as crianças, pessoas com sensibilidade extrema nos dentes ou que tenha passado por restaurações em excesso. Consulte o profissional.
- A combinação do clareamento caseiro e a laser oferece melhor resultado
VERDADE. Não importa o paciente passar por diversas sessões de clareamento dental a laser com o profissional e em casa não realizar os procedimentos recomendados para manter e melhorar a restauração da cor dos dentes. Ambas as técnicas se complementam por isso deve fazer o tratamento a laser e a técnica caseira sobre acompanhamento do odontologista.
O clareamento dental é um procedimento que além de deixar o sorriso esteticamente mais bonito e saudável também ajuda a restabelecer a autoestima das pessoas por isso é interessante consultar um profissional experiente da área e verificar o método mais indicado para cada caso a fim de proporcionar um resultado mais natural e agradável.
Consulte os especialistas da nosso consultório odontológico no ES. Agende uma consulta e entenda como o tratamento de clareamento funciona assim como os benefícios que ele proporcionará para o seu sorriso.