O que é Câncer Bucal?
O câncer de boca, também é conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, trata-se de um tumor maligno que normalmente é diagnosticado pelo dentista. O câncer bucal pode afetar tanto os lábios quanto o interior da cavidade oral, como bochechas, língua e até mesmo a gengiva.
É comum surgir o câncer bucal após os 50 anos, principalmente em pacientes que favoreceram a ocorrência desse tumor maligno, pois ele é mais frequente em fumantes, mas pode surgir em qualquer idade.
Geralmente o câncer bucal surge através do aparecimento de feridas ou aftas que demoram mais de 15 dias para cicatrizar, além de que dor de dente e mau hálito também podem ser sinais para consultar-se com um médico ou dentista com experiência em patologias bucais para conseguir realizar o diagnóstico correto e iniciar o tratamento o quanto antes para aumentar as chances de cura.
Se você quer saber mais sobre esse assunto, fique atento aos sinais e sintomas que o câncer bucal podem apresentar
O que gera o Aumento do Risco de Desenvolver Câncer Bucal?
Como sabemos, o câncer de boca é um tumor maligno que pode surgir devido a vários hábitos das pessoas. Existem alguns que aumentam a chance da ocorrência do câncer bucal, como:
- Fumar de maneira excessiva, eleva o aumento da temperatura na boca e facilita a agressão da mucosa bucal, deixando-a mais exposta a infecções. Portanto tenha muito cuidado, pois quanto maior o número de cigarros fumados, maior o risco de desenvolver câncer bucal;
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- Exposição solar sem proteção aumenta o risco de desenvolver câncer de boca;
- Excesso de gordura corporal também é um fator que aumenta o risco desse tumor maligno;
- A infecção pelo vírus HPV está relacionada a alguns casos de câncer bucal.
Conheça os Principais Sinais e Sintomas do Câncer Bucal
Geralmente esse tumor maligno surge de maneira silenciosa, mas existem alguns sintomas que indicam que o indivíduo esteja sofrendo com o câncer de boca, por isso é fundamental saber quais são os principais sinais e sintomas, para buscar tratamento adequado o quanto antes.
Confira alguns dos sintomas que representam um fator de risco:
- Ferida ou aftas na cavidade bucal que não cicatrizam há mais de 15 dias;
- Manchas vermelhas ou brancas nas gengivas, língua, lábios, ou no revestimento da boca;
- Feridas pequenas e superficiais que não doem;
- Irritação, dor na garganta
Porém, em estágios mais avançados os sintomas do câncer bucal podem evoluem para:
- Dificuldade ou dor ao falar, mastigar e engolir;
- Aparecimento de caroços no pescoço;
- Dor em torno dos dentes;
- Mau hálito persistente;
- Perda súbita de peso.
Esses são alguns sinais que podem ser indicativos de que você esteja sofrendo com o câncer de boca. Fique atento, se esses sintomas persistirem por mais de 2 semanas, procure pelo seu dentista para que ele avalie o problema, faça os exames necessários e diagnostique a doença.
Saiba como Prevenir o Câncer de Boca
Para prevenir esse tumor maligno é indicado evitar todos os fatores de risco mencionados anteriormente, além é claro de ter bons hábitos de higiene bucal. Portanto é necessário:
- Escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia, e fazer o uso de fio dental;
- ingerir alimentos saudáveis;
- usar camisinha em relações sexuais, até mesmo no sexo oral, para evitar a contaminação com o HPV;
- Não fumar ou beber bebidas alcoólicas de forma exagerada;
- Utilizar protetor solar e batom labial com fator de proteção principalmente se trabalhar exposto ao sol;
- Visitar regularmente o dentista, pois caso ele identifique qualquer alteração nos dentes realizará o diagnóstico precoce.
Como é Realizado o Diagnóstico e o Tratamento do Câncer Bucal?
Como sabemos, o câncer bucal é um tumor maligno que pode ser detectado em sua fase inicial, permitindo assim com que seja possível realizar o tratamento o quanto antes de maneira mais efetiva.
Para conseguir realizar o diagnóstico precoce é necessário estar atento a qualquer alteração que surgir na boca, desde mudanças na coloração até o aparecimento de lesões como aftas.
Caso seja identificada qualquer alteração na região bucal, deve-se procurar logo a unidade de saúde e o seu dentista para fazer um exame clínico, e caso tenha a confirmação, o próximo passo do procedimento é solicitar exames de imagem, como a tomografia computadorizada para auxiliar no diagnóstico e no tamanho do tumor maligno.
Na maioria dos casos, o tratamento do câncer bucal é feito de maneira cirúrgica, tanto para lesões menores quanto maiores. O tratamento também pode ser feito através de radioterapia ou quimioterapia, mas somente o profissional da área irá conseguir avaliar o estágio da doença para definir a melhor forma de tratar o câncer de boca.
Quer saber mais sobre esse assunto? Agende sua consulta na Odontologia Especializada Lugão & Lima, estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter.