O que é periodontite?
A periodontite é uma infecção bacteriana na gengiva muito grave que pode danificar toda a gengiva, tecidos, ligamentos e inclusive o osso maxilar.
As causas são, geralmente, má higiene bucal, além de poder ocorrer quando a gengivite não foi tratada devidamente.
O que acontece é a formação de placa bacteriana na parte superior e embaixo da linha da gengiva, danificando os ossos e tecidos que sustentam os dentes. Ou seja, com o avanço da doença, isso faz com que a gengiva se separe dos dentes, gerando infecções, erosão dos ossos e perda dos dentes.
Os sintomas da periodontite são gengivas inchadas, vermelhas e sensíveis, e o tratamento deve ser feito com tratamento médico e, em casos mais avançados, exige cirurgia.
Por esse motivo, ao menor sinal de sintomas da periodontite, é fundamental buscar um dentista em Vitória (ES).
A periodontite é um fator de risco para doenças cardíacas e pulmonares, diabetes e obesidade. Ela gera uma inflamação sistêmica, que vai além da boca, ou seja, a periodontite acaba agravando processos inflamatórios decorrente da infecção.
Como sabemos, a COVID-19 também está associada a doenças respiratórias, e a presença de enfermidades nos pacientes acaba agravando o caso, levando a sérios riscos.
Por causa disso, foi feito um estudo para avaliar a ligação entre periodontite e a COVID-19.
Qual a relação da periodontite com a COVID-19?
Um estudo desenvolvido por instituições do Catar, da Espanha e do Canadá e publicado no Journal of Clinical Periodontology foi feito para entender se a periodontite teria alguma relação com as complicações severas da Covid-19 nos pacientes.
Os pesquisadores desse estudo avaliaram radiografias da boca de 568 pacientes que tiveram Coronavírus, entre elas pessoas com periodontite. Foi observado que as pessoas com a forma mais grave de periodontite apresentaram um risco três vezes maior de complicações.
A periodontite causa uma inflamação sistêmica, que afeta doenças cardíacas e respiratórias, diabetes e obesidade. De acordo com os resultados do estudo, a periodontite foi associada a maior risco de admissão na UTI, necessidade de ventilação assistida e morte de pacientes com COVID-19.
Como as complicações da COVID-19 são causadas por uma reação inflamatória, a periodontite é um fator de risco para o agravamento da doença.
Sintomas da periodontite e cuidados que devem ser tomados
A periodontite é causada, na maioria das vezes, pela falta de cuidados com a higiene bucal. É a etapa grave da gengivite, e não possui cura, mas existe tratamento. Por isso o paciente deve procurar um dentista aos primeiros sintomas da periodontite.
Os primeiros sintomas da periodontite incluem sangue na saliva ao escovar os dentes ou usar o fio dental, mau hálito, vermelhidão e gengiva inchada. Eles são parecidos com os da gengivite, por isso é preciso atenção rapidamente.
Outros sintomas da periodontite mais avançados são amolecimento e queda dos dentes, dentes alongados, aumento da sensibilidade, dor intensa, formação de bolsas nas gengivas, ao redor dos dentes, sangramento frequente, presença de pus nas gengivas e alteração do paladar do paciente.
Quais os tratamentos da periodontite?
Apesar de não ter cura, existe tratamento para periodontite, que vai depender do avanço da infecção.
Em casos mais leves, o dentista irá fazer apenas uma limpeza profunda, ou recomendar medicamentos para conter a infecção, entretanto, em casos graves, é necessário fazer uma cirurgia.
Um dos tratamentos é a raspagem periodontal. Consiste na remoção do tártaro acumulado entre os dentes e as gengivas.
Profilaxia é outra etapa que serve para remover e controlar a placa bacteriana, evitando com que a doença volte.
É imprescindível que o paciente faça consultas regulares com o dentista em Vitória (ES) para acompanhar o andamento da doença e a resposta do tratamento.
Também é fundamental que o paciente mantenha uma rotina adequada de higiene bucal, fazendo escovação e usando fio dental.
Como evitar a periodontite?
A periodontite é um estágio muito avançado. A principal maneira de evitar essa doença é fazendo a prevenção, ou seja, não negligenciando a higiene bucal, principal causa do problema.
É preciso fazer a escovação correta após as refeições, usar fio dental e visitar o dentista em Vitória (ES).
Com a pandemia da COVID-19, muitas pessoas deixaram de lado a saúde bucal, especialmente por medo e pela necessidade de isolamento social. Entretanto, as clínicas odontológicas são locais seguros, onde os profissionais utilizam os equipamentos de proteção e seguem as normas de segurança corretamente.
É importante manter a saúde da boca em qualquer circunstância para evitar, não apenas a periodontite e as complicações do Coronavírus, mas qualquer problema bucal.