O que é a mucosite na boca?
A mucosite na boca é uma inflamação que causa sérias feridas na boca, muito doloridas e desconfortáveis. Muitas vezes o paciente não consegue se alimentar ou tem problemas na fala.
Essa doença é geralmente efeito colateral de tratamentos contra o câncer, como quimioterapia ou radioterapia. O que ocorre é uma inflamação nas mucosas gastrointestinais, que por sua vez revestem todo o trato digestivo, da boca até o ânus. Ela pode surgir em locais como faringe, laringe e outras partes próximas a cabeça e pescoço, mas a mucosite na boca, também chamada de mucosite oral, é a mais comum.
O tratamento para mucosite depende do grau da doença. Geralmente é feito através do uso de anestésicos locais ou analgésicos, ou até mesmo fazendo adequações no tratamento do câncer, e, em casos graves, é preciso internamento em hospital para acompanhamento e correta medicação, além de alimentação na veia.
É importante ter atenção sobre a higienização dental, inclusive quando vai se iniciar um tratamento oncológico. O recomendado é que o paciente se consulte com um dentista em Vitória – ES para remover possíveis focos de infecção e cuidar da saúde da boca.
Quais são as causas da mucosite na boca?
A mucosite na boca é um efeito colateral do tratamento oncológico, causada pela radioterapia, quimioterapia ou até mesmo outros alvos terapêuticos, como os inibidores de EGFR.
O que acontece é que esses tratamentos impedem a multiplicação celular, a fim de conter as células cancerígenas. Entretanto, algumas das outras células do corpo que são saudáveis também são afetadas, especialmente as das mucosas, e não conseguem se replicar rapidamente, causando os efeitos colaterais.
A mucosa oral é o revestimento de membrana mucosa no interior da boca, e funciona como uma proteção. Ela contribui para a fala, mastigação e deglutição dos alimentos, quando umedecida com saliva.
Por isso, quando a mucosa da boca é afetada, o organismo fica predisposto a infecções fúngicas, virais e bacterianas, pois perde essa proteção.
Isso gera a mucosite na boca, causando uma inflamação, descamação, erosões, úlceras, dor e sangramento, muitas vezes afetando o paladar e a fala.
Apesar de muito mais comum em pacientes em tratamento oncológico, a mucosite na boca pode aparecer em outras pessoas pré-dispostas. Alguns fatores que aumentam o risco são má higiene bucal, fumo, pouca ingestão de água, pouco peso ou algum problema crônico, como doenças renais, diabetes ou infecção por HIV.
Sintomas e tratamento para mucosite na boca
Para diagnosticar e fazer o tratamento para mucosite na boca, o mais recomendado é procurar um médico ou um dentista em Vitória – ES. Existem alguns sintomas que podem ser sinal dessa doença, como:
- Vermelhidão ou inchaço na boca e gengiva;
- Sangue na boca;
- Feridas na boca, na língua ou na gengiva;
- Dores fortes na boca ou garganta;
- Dificuldade para engolir ou falar;
- Sensação de secura, queimação ou dor ao se alimentar;
- Manchas esbranquiçadas ou pus na boca ou na língua;
- Aumento de muco ou saliva mais espessa na boca.
Na manifestação de qualquer um desses sintomas, é preciso se consultar com um especialista, para evitar o avanço da doença. Em um caso mais graves de mucosite na boca, toda a boca e língua pode ficar coberta por um muco branco, dores intensas e dificuldade de comer.
Como é o tratamento para mucosite na boca?
O tratamento para mucosite na boca é feito por meio de analgésicos e anestésicos locais, antifúngicos, antivirais ou outros medicamentos, sempre sob prescrição médica. Em casos avançados, o paciente pode ter que ser submetido a internação, para acompanhamento e alimentação na veia.
Também pode ser realizado o tratamento com laser (laserterapia), que é feito por um profissional especializado.
É muito importante ficar atento a todos os sintomas e sinais de mucosite na boca, especialmente se o paciente está sob tratamento contra o câncer. Dessa forma, o tratamento para mucosite pode ser feito de forma mais fácil e rápida.
Como se prevenir da mucosite na boca?
No caso de pacientes com câncer, o principal meio de evitar a mucosite na boca nessa fase é fazer uma prevenção odontológica com um dentista em Vitória – ES, antes de iniciar o tratamento.
O odontologista especializado irá eliminar qualquer foco de infecção que possa facilitar a doença, incluindo fazendo um tratamento completo de saúde bucal, como limpeza ou extração dentária.
Além disso, manter os cuidados bucais é imprescindível. É preciso fazer a escovação corretamente, usar enxaguantes bucais sem álcool, escovas de cerdas macias, bochechos com bicarbonato, sempre de acordo com as indicações do odontologista.
Recomenda-se também evitar alimentos ácidos, apimentados, secos e salgados, para não irritar a mucosa da boca.