A saúde bucal está diretamente relacionada com os hábitos de alimentação adotados pelas pessoas, além disso, problemas bucais podem ser evitados com uma higiene bucal adequada através do uso do fio dental e do creme dental, o que pode ajudar na prevenção do mau hálito e da placa bacteriana.
Para garantir uma boa saúde da boca e dos dentes é preciso escovar os dentes com frequência, e a sua alimentação pode conter alimentos saudáveis como vitaminas D para que a qualidade de vida e bem-estar possam ser benefícios constantes em sua vida.
Em termos gerais, a saúde bucal é cuidar da saúde dos dentes e dos alimentos que você ingere no dia-a-dia. A alimentação ruim pode causar problemas gastrintestinais, que afetam os dentes, e pode afetar o aspecto estético e funcional. Portanto, saúde bucal deverá ser mantida também através da clínica odontológica.
Como a alimentação afeta a saúde bucal?
A alimentação afeta diretamente a saúde da boca e dos dentes, uma vez que as vitaminas, proteínas e sais minerais contidos nos alimentos, como o cálcio, potássio e flúor ajudam a manter a sua saúde bucal, garantindo que você tenha dentes fortes e com um melhor aspecto estético.
Os hábitos de alimentação que adotamos também podem afetar a saúde da boca em função do tipo de alimento que escolhemos em nossa dieta: alimentos saudáveis, como leite e peixes, contém os sais minerais adequados para que o esmalte do dente sejam mais resistentes e brancos.
Alimentos e bebidas como a cafeína, álcool e excesso de refrigerantes podem fazer com que a sua saúde bucal seja comprometida, pois além dos açúcares dos refrigerantes elevarem o seu colesterol, a cafeína e o álcool provocam mau hálito e problemas estéticos nos dentes, devendo ser evitados.
Por que a alimentação ruim não é boa para a saúde bucal?
Podemos dizer que hábitos de alimentação que não são saudáveis, têm um impacto direto na saúde dos dentes, além disso, há uma série de fatores relacionados com a alimentação ruim e impacto na saúde bucal, e mostraremos abaixo como este hábito deve ser evitado:
- Placas bacterianas: Caso você tenha uma alimentação com excesso de gordura ou açúcares, isso pode gerar a acúmulo de placas bacterianas nos dentes, desenvolvendo cáries.
- Mau hálito: O mau hálito está associado principalmente com a falta de higiene bucal como a falta de escovação dos dentes com um creme dental apropriado e a não utilização do fio dental.
- Problemas estéticos e funcionais: Consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes também podem causar problemas estéticos e funcionais nos dentes, e comprometer o esmalte dentário.
Agora que já sabemos sobre os aspectos da alimentação ruim e impacto na saúde bucal, devemos adotar boas práticas de higiene bucal e manter uma dieta mais rica em vitaminas e melhor balanceada, para que possamos ter dentes funcionais e esteticamente agradáveis.
Quais são os alimentos que são bons para a saúde bucal?
Ao procurar pelo dentista em Vitória – ES, solicite a ele a limpeza bucal e a avaliação dos dentes para saber se a saúde da sua boca está em dia. Além disso, ele poderá recomendar a você cremes dentais e fios dentais especiais para a realização da higiene bucal.
Apenas um profissional especializado poderá realizar o diagnóstico correto! Com as dicas do dentista em Vitória – ES é possível também se informar sobre quais alimentos são bons para a saúde bucal, como por exemplo: leite, frutas, verduras, carnes sem excesso, óleos naturais e sucos.
Por que procurar por um dentista especializado em saúde bucal?
Procurar por um dentista especializado em saúde bucal, como os profissionais da clínica Lugão & Lima, ajuda você a ter um sorriso mais bonito e mantém os aspectos funcionais dos seus dentes, proporcionando qualidade de vida e bem-estar no seu dia-a-dia.
Agendando uma consulta em nosso consultório odontológico em Vitória – ES é possível ter um atendimento diferenciado, onde todas as informações de alimentação saudável são recomendadas aos nossos pacientes.