A perda do esmalte dentário é um problema sério que afeta muitas pessoas, sendo uma das principais causas do retorno do paciente ao consultório odontológico. Por ajudar a proteger os dentes, o esmalte dentário pode sofrer danos devido ao processo de mastigação e trituração dos alimentos.
Embora o esmalte seja um protetor rígido dos dentes, a sua função de isolamento e revestimento pode ser comprometida em função de hábitos como o tabagismo e da ingestão de alimentos muito duros, o que acaba enfraquecendo e quebrando o esmalte dentário com maior facilidade.
Com a perda do esmalte dentário, o seu material de revestimento não possui células vivas, as quais o corpo não consegue reparar. Uma vez que um dente se quebra, o dano é permanente sendo necessário um processo de restauração que é realizado pelo dentista.
Por que ocorre a perda do esmalte dentário?
O principal motivo relacionado à perda do esmalte dentário acontece devido ao consumo excessivo de refrigerantes, baixo fluxo salivar, dieta rica em açúcares e amidos, doença de refluxo ácido, problemas gastrointestinais e o uso de alguns medicamentos.
Fatores genéticos como doenças hereditárias e fatores ambientais como o atrito dos dentes, o desgaste, a tensão e a corrosão também influenciam no processo de perda do esmalte dentário. O bruxismo também é responsável pela perda do esmalte dos dentes.
A saliva desempenha um papel muito importante para manter os dentes saudáveis e fortes. Ela não melhora apenas a saúde dos tecidos da boca, como também protege o esmalte revestindo os dentes com cálcio protetor e outros minerais, sendo uma importante aliada na conservação dos dentes.
Caso você note a perda do esmalte dentário, procure imediatamente por um dentista especializado para que você possa minimizar os danos causados pela falta de esmalte no dente. O consultório odontológico Lugão & Lima (https://www.ricardolugaoimplantodontia.com.br/) poderá ajudar você no processo de restauração do esmalte dentário.
Quais são as causas da perda do esmalte dentário?
As causas de dentes amarelados podem indicar que placas estejam se formando em seus dentes em função do acúmulo de saliva com alimentos, bactérias e outras substâncias. O tabagismo também pode ser a causa da cor amarela nos dentes, sendo que abaixo listamos as causas da perda do esmalte:
- Atrito: No atrito dos dentes, ocorre a fricção dente-a-dente quando você cerra ou range os dentes como no bruxismo, que costuma ocorrer involuntariamente durante o sono.
- Abrasão: É o desgaste físico da superfície do dente que ocorre com a escovação dos dentes com muita força, uso incorreto do fio dental e mordida de objetos duros.
- Corrosão: Isso ocorre quimicamente quando o conteúdo ácido atinge a superfície do dente, com o uso de certos medicamentos como aspirina e a ingestão de refrigerantes.
Agora que você já sabe sobre as causas da perda do esmalte do dente, as causas de dentes amarelados podem estar vinculadas também ao uso de medicamentos e à ingestão de sucos industrializados e refrigerantes, comprometendo o aspecto estético bucal.
Como prevenir a perda do esmalte dentário?
Para prevenir a perda do esmalte e manter os dentes saudáveis, escove-os, use fio dental e enxágüe-os com flúor e anti-séptico bucal diariamente. O dentista em Vitória – ES também deverá ser consultado frequentemente para avaliar as condições estéticas e funcionais dos dentes.
Portanto, consulte-o a cada seis meses para exames e limpeza regulares. Eliminar alimentos e bebidas altamente ácidos de sua dieta, como refrigerantes, limões e outras frutas cítricas e sucos são alguns conselhos que o dentista em Vitória – ES poderá dar para a conservação dos esmaltes dentários.
Enxaguar a boca imediatamente com água limpa após comer alimentos ácidos ou beber bebidas ácidas também é uma boa dica para manter o aspecto estético e funcional dos esmaltes dos dentes. Para isso os profissionais do consultório odontológico em Vitória – ES devem ser consultados assim que você perceber desgastes nos esmaltes dos dentes.
Por que é importante avaliar a perda do esmalte dentário através de um dentista especializado?
O dentista especializado em esmalte dentário poderá avaliar as condições estéticas e funcionais dos esmaltes dos dentes do paciente, uma vez que os tratamentos de restauração realizados no consultório odontológico em Vitória – ES ajudam a recuperar os aspectos dos dentes danificados em função da má conservação dos esmaltes.