Quando o enxerto ósseo dentário é necessário no implante?
Para saber quando o enxerto ósseo dentário é necessário no implante, primeiramente devemos saber o que é esse procedimento, destacando-se os tipos de enxerto e conhecer também quais são os fatores que levam a sua rejeição.
Quando o paciente perde um dente, o osso que estava ao redor da raiz também se perde gradativamente, em um processo chamado de reabsorção óssea, sendo que caso não haja osso suficiente para a fixação do implante, é necessário repor o osso perdido.
Isso acontece quando o enxerto ósseo dentário é necessário no implante, uma vez que a reposição do osso perdido através de cirurgias para a colocação do enxerto osso, permite que a prótese seja fixada corretamente no trato bucal.
O que é enxerto ósseo dentário
Este tipo de procedimento é realizado para e recuperação do osso perdido que estava ao redor da raiz do dente, sendo que o enxerto ósseo é utilizado para reconstruir a área que perdeu altura ou espessura, para que as próteses dentárias possam ser colocadas.
Portanto, o enxerto ósseo dentário deverá ser realizado para os pacientes que possuem perda óssea e que buscam fazer um implante dentário, sendo que a falta do osso na região da raiz dos dentes poderá levar a problemas como a mastigação irregular.
Portanto, é necessário seguir todas as orientações do dentista antes de realizar a cirurgia com o enxerto ósseo, sendo que todos os exames clínicos, ambulatoriais e exames de imagem deverão ser realizados antes da operação cirúrgica.
Para a realização do enxerto ósseo dentário, o consultório odontológico em Vitória – ES do Dr. Ricardo conta com profissionais especializados e altamente capacitados para realizar este procedimento cirúrgico.
Tipos de enxerto ósseo dentário
Em relação aos tipos de enxerto, destacam-se o enxerto dos tipos autógeno, alógeno e xenógeno, os quais possuem a mesma função: devolver ao paciente as funcionalidades dos dentes para que ele possa ter uma boa saúde bucal e qualidade de vida.
Para os tipos de enxerto ósseo autógeno, é retirado o tecido ósseo do próprio paciente, sendo que nesse caso o material poderá ser retirado mandíbula ou da maxila, sendo que a rejeição a este procedimento é muito baixa, garantindo o sucesso da operação.
Já para o tipo de enxerto alógeno, o tecido ósseo de uma outra pessoa é utilizado no procedimento cirúrgico, uma vez que o risco de rejeição com a utilização desta técnica torna-se um pouco maior em função do tipo de material utilizado durante a cirurgia.
Por último os tipos de enxerto ósseo xenógeno buscam utilizar materiais dos tipos biocompatíveis, sendo que podem ser utilizados ossos de animais, ou fazer o uso de materiais sintéticos, uma vez que este procedimento induz o crescimento ósseo alveolar.
Rejeição do enxerto ósseo dentário
Em ralação à rejeição do enxerto ósseo dentário, os principais sintomas incluem dor e dificuldade de cicatrização, isso porque algumas medidas deverão ser tomadas para que não ocorra a rejeição do enxerto ósseo após o procedimento cirúrgico.
Logo, os sintomas de rejeição do enxerto ósseo incluem a dor no local da cirurgia e a dificuldade de cicatrização do local da operação, que pode ser causado por causa dos esforços físicos, excesso de sol, fumar ou ingerir bebidas alcoólicas.
Para que estes sintomas de rejeição possam ser evitados, procure fazer repouso por pelo menos um dia após a cirurgia de enxerto ósseo, para que o seu organismo possa desenvolver a cicatrização e aceitar o novo material implantado na região da raiz do dente.
Portanto, para que os sintomas de rejeição do enxerto ósseo não ocorram em seu organismo, tenha uma alimentação com alimentos pastosos que não comprometam os esforços da mandíbula e da maxila, para que a cicatrização possa ser eficaz.
Por que realizar exames clínicos para enxerto ósseo dentário é importante?
É importante que se realizem exames clínicos para enxerto ósseo, pois eles vão indicar a profundidade e a espessura com que o novo material ósseo dentário deverá ser preparado para ser inserido na região da raiz do dente com falta de osso.
Logo, o dentista em Vitória – ES poderá realizar uma avaliação clínica e ambulatorial para saber qual é o tipo de enxerto ósseo mais adequado para os seus dentes, sendo que a sua qualidade de vida e saúde bucal poderão ser recuperados através dessas técnicas.