Tártaro nos dentes: problema bucal que afeta milhares de brasileiros
O tártaro nos dentes se esconde por trás dos dentes ou até nos cantinhos mais estreitos do seu sorriso e embora seja um problema bucal bastante frequente, ainda existem pessoas que não o conhecem ou que não fazem ideia das doenças que ele pode gerar à saúde e por isso a importância de tratá-lo e preveni-lo.
Por isso, no post de hoje vamos falar de algumas medidas que devem ser adotadas para acabar e evitar esse problema.
Dicas de como prevenir
A escovação regular, em média três vezes ao dia e, de preferência, sempre após as refeições, é a principal forma de combater o excesso de placa bacteriana e, consequentemente, a formação do tártaro nos dentes. O uso do fio dental também um item indispensável, principalmente para auxiliar na remoção da placa acumulada na região da gengiva e entre os dentes.
Evitar ou diminuir o consumo de alimentos com excesso de açúcar (refrigerantes, bebidas muito adocicadas e doces) também pode contribuir para a prevenção do surgimento do tártaro nos dentes. Outra dica de prevenção é fazer visitas regulares ao dentista em Vitória – ES para o controle da placa bacteriana e assim evitar o surgimento do tártaro nos dentes.
Mas e pacientes que já possuem tártaro nos dentes: é possível tratá-lo?
A placa bacteriana é uma película que se forma sobre os dentes e também na região das gengivas, devido, principalmente, ao acúmulo de bactérias e restos de alimentos.
E o tártaro consiste na placa bacteriana endurecida, que permanece nos dentes e na gengiva devido à falta de escovações regulares e corretas. Portanto, se você notar a presença de uma camada viscosa sobre os dentes ou de manchas amareladas (tártaro), é essencial procurar um consultório odontológico em Vitória – ES.
Isso porque, quando o tártaro nos dentes já está muito acumulado, somente a escovação não será suficiente para remover tal problema. Neste caso, é fundamental procurar o dentista em Vitória – ES para realizar o processo de raspagem e limpeza, que consiste na remoção da placa acumulada e do tártaro, por meio de instrumentos odontológicos especializados.
Vale ressaltar que o tártaro supragengival é o mais fácil de ser removido, neste caso o dentista em Vitória – ES vai usar instrumentos manuais como extratores de tártaro, entre outros.
Já o subgengival requer atenção cuidado e muita técnica, pois o método será de raspagem abaixo da gengiva, para isso será preciso contar com a ajuda de um instrumento chamado cureta, que são como pequenas pás que fazem a raspagem completa.
Em alguns casos é possível ainda remover a placa das gengivas, através de um tratamento de periodontia, que tem como objetivo remover toda a placa bacteriana e todo o tártaro (acima e abaixo da gengiva), dando condições para que a gengiva “grude” novamente no dente e possa proteger as estruturas que o sustentam.
Complicações quando não se trata o tártaro nos dentes
Cárie: uma das principais consequências do tártaro nos dentes é o surgimento de cárie e dependendo da complexidade do problema bucal, quando não tratado precocemente faz com que o paciente corra o risco de sofrer com a perda do dente.
Gengivite: a placa bacteriana é uma das causas mais comuns de doença da gengiva. Quando não removida com a escovação diária e o uso do fio dental, a placa bacteriana pode se transformar em tártaro e ao mesmo tempo, a presença de bactérias pode fazer com que a gengiva comece a se soltar dos dentes, criando pequenos espaços ou “bolsões”, onde ainda mais placa bacteriana pode se formar. Com o tempo, esses bolsões podem aumentar ainda mais, enfraquecendo os ossos e os tecidos que sustentam e protegem seus dentes.
Periodontite: o tártaro é o resultado do acúmulo e endurecimento mineralizado de restos de comidas, resíduos de células, sais minerais e de agentes bacterianos que aderem à superfície dos dentes em consequência da má alimentação e higienização bucal deficiente. Essa sedimentação pode se depositar no esmalte dos dentes e na margem da gengiva, causando a inflamação e irritação da mucosa, que por sua vez, pode transformar a boca em um ambiente para a periodontite, causando o desgaste no osso, gengivas e fibras que sustentam o dente;
Estética prejudicada: por ser poroso, o tártaro facilita a absorção de manchas. Fumantes ou pessoas com vício em café ou chá precisam ter cuidado redobrado com a higienização bucal.