Recuperação após implante dentário
Por se tratar de processo cirúrgico e, para que ele obtenha sucesso, todas as recomendações do dentista sobre a recuperação após o implante dentário devem ser cumpridas. Afinal, o corpo sempre acaba necessitando de um tempo para se regenerar.
O pós-operatório da cirurgia de implante dentário é considerado o mais tranquilo entre as cirurgias odontológicas. Por conta de a instalação de implantes exigir uma técnica que não causa danos às células ao redor do implante para que a osseointegração ocorra com sucesso.
Os cuidados que devem ser tomados na recuperação após o implante dentário facilitam e favorecem a cicatrização e os resultados após um implante dentário, por isso quando feitos de maneira correta podem ser decisivos para que hajam ou não complicações na sua recuperação após implante dentário.
Por isso é sempre recomendado procurar um consultório odontológico no ES de confiança para realizar o procedimento e dar as recomendações corretas para a etapa de recuperação. Ressaltamos o quanto é necessário seguir as orientações do dentista à risca para que os seus objetivos sejam alcançados.
Quais são os sintomas do pós-operatório
Dores profundas não são comuns após a realização de implantes bem-sucedidos. Já em casos de implante inflamado, ou seja, que não teve a osseointegração, é comum o cliente relatar pequeno desconforto.
O sintoma mais comum entre os pacientes é incômodos na gengiva, para isso é recomendado pelos dentistas os analgésicos mais leves. Porém é importante ressaltar que caso queira recorrer a esses medicamentos após a realização de implantes de dente, pergunte ao seu cirurgião-dentista de um consultório odontológico no ES qual é o mais indicado para o seu caso.
É comum também um inchaço no período pós-cirúrgico, mas com o decorrer do tempo, caso isso continue a ocorrer, deve o paciente voltar ao consultório odontológico no ES para investigar a causa do mesmo.
Quando o implante apresenta algum sintoma do tipo latejando é provável que esteja com problema de integração, por isso deve ser avaliado pelo dentista as condições do mesmo.
Qual período de recuperação após o implante dentário
O repouso logo após o procedimento, geralmente é indicado no mínimo quarenta e oito horas, podendo levar até dez dias de atestado conforme o tipo de procedimento e a recuperação individual de cada paciente.
O período de recuperação após implante dentário envolve duas etapas: a cicatrização gengival e a integração do osso ao implante, chamada de osseointegração. A cicatrização é bem rápida, dentro de uma semana, já é possível remover todos os pontos. Já a osseointegração pode ter mais variações, principalmente dependendo do material usado podendo variar de 3 semanas a 6 meses.
Outra variação possível é de acordo com a situação óssea do paciente, um implante realizado em osso saudável e com densidade adequada pode levar entre 3 semanas a 6 meses para a recuperação.
Quando é necessário repor a estrutura óssea por meio de enxerto, o tempo de pós-operatório pode aumentar bastante. Após a osseointegração, os implantes são reconhecidos pelo corpo como parte dele, antes disso há risco de perder o implante por movimentos precoces ou infecções.
Assim, nesses casos, onde a cirurgia é um pouco mais complicada, o tempo só poderá ser determinado por um cirurgião-dentista, levando geralmente de 4 a 8 meses para serem cicatrizados.
Porém, é possível diminuir esse tempo seguindo todas as indicações do especialista e assim facilitando a osseointegração. Outro método de diminuir esse tempo é realizar procedimentos com laser de baixa potência.
O principal benefício da utilização de laser é acelerar o metabolismo celular no local, diminuindo o tempo de osseointegração, melhorando a organização dos tecidos ao redor do implante e minimizando o incômodo, logo diminuindo também o uso de medicamentos para controle da dor.
Quais precauções devo tomar no pós-operatório
Há uma lista de precauções mais comuns que devem ser tomadas nesse período de recuperação após implante dentário, veja:
- Não coma nada duro, crocante, quente ou ácido durante a primeira semana;
- Não beba nada quente, com gás ou muito ácido nos primeiros 7 dias;
- Dê preferência para alimentos líquidos e pastosos sempre frios;
- Deve-se dormir recostado no primeiro dia pós-cirurgia;
- Deve-se colocar gelo por fora da área operada nas primeiras 24 horas;
- Não mastigue com lado que foi realizado o procedimento, principalmente durante o primeiro mês;
- Não consuma bebidas alcoólicas ou fume durante todo o processo de cicatrização;
- Evite espirrar, tomar sol e assoar o nariz nesse período.
Seguir todos os pontos indicados acima da recuperação após o implante dentário garantem que a cicatrização aconteça de forma mais tranquila, porém a melhor forma de garantir que o implante se adapte ao organismo é por meio de uma higienização exemplar.
Para isso, ao visitar o consultório odontológico no ES, pergunte ao dentista qual a forma correta de fazer a higienização com o modelo de prótese que foi usado. Para ter um implante saudável que dure por muitos anos, é necessário ter uma ótima rotina de higienização.