A periodontite assim como muitas outras doenças que afetam a saúde bucal pode ser evitada com cuidados diários simples nos dentes e principalmente na gengiva, como por exemplo, a higienização caseira e a limpeza profunda com o auxílio de um odontologista.
Essa doença pode afetar pessoas de qualquer idade que sofrem com uma inflamação na gengiva e não solucionam o problema, pois no caso a periodontite seria uma evolução desse quadro. Tecnicamente, ela seria um estágio mais avançado e, às vezes, grave da gengivite.
De fato, a gengivite é desenvolvida com base nos maus hábitos de higienização, portanto, a escovação dos dentes, o uso de fio dental e enxaguante bucal, assim como a visita frequente ao dentista são iniciativas interessantes para evitar que o quadro evolua para periodontite.
Saiba mais no texto o que é periodontite e como evitar que ela seja desenvolvida.
Afinal, o que é periodontite?
A periodontite é uma doença que atinge a gengiva e o periodonto – tecido que fica localizado entre os dentes e a mandíbula – como resultado do não cuidado ou tratamento de inflamações.
Ela é considerada uma das fases da doença periodontal que, no caso, possui três estágios: a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada. Ou seja, caso o paciente não receba o tratamento adequado é provável que a doença evolua para um estágio avançado e isso provocará danos ainda maiores a sua saúde bucal, como por exemplo, as perdas dos dentes.
De certo modo, o problema começa a surgir muito antes do primeiro estágio quando a pessoa deixa de realizar a sua higienização bucal corretamente. A não escovação dos dentes e o uso de fio dental pode acumular a placa bacteriana que por sua vez quando não é removida pode – evoluir para tártaro (cálculo dental) exigindo uma limpeza do odontologista.
Portanto, tudo se inicia com o não cuidado da saúde bucal, mas isso não significa que não há outros fatores que influenciam o desenvolvimento da doença. Pelo contrário, há estudos que mostram que fatores como a obesidade, o histórico familiar e o tabagismo influenciam.
Os principais sintomas da periodontite
Em tese não há muitos sintomas que causam dores e desconfortos funcionais a pessoa com periodontite – a não que ela já esteja com o estágio da doença avançado – e justamente por conta disso a doença pode passar despercebida fazendo as pessoas acreditarem que alguns sintomas são apenas uma reação da sua escovação bruta e uso errado do fio dental.
Por exemplo, a vermelhidão da gengiva pode ser um indicativo de inflamação e quando ela não é tratada pode avançar para o primeiro estágio da doença periodontal, a gengivite, e consequentemente depois evoluir para a periodontite e assim por diante.
Nesse caso é muito importante se atentar aos mínimos sinais da doença, como:
- mau hálito intenso e persistente;
- inflamação gengival;
- sangramentos na boca principalmente na hora da escovação;
- cor mais escura na área da gengiva;
- dores por toda a gengiva;
- feridas e até deslocamento de gengiva;
- gengiva inchada, vermelha, dolorida ou retraída;
- dente amolecido (no caso dos dentes permanentes);
- pus ao entorno dos dentes e gengiva;
- dentes extremamente sensíveis;
- desconforto ao mastigar;
Como tratar a periodontite
O tratamento da periodontite é feito com o auxílio de um odontologista. Nesse caso, é indispensável que as pessoas consultem esse profissional pelo menos a cada seis meses ou sempre que observar fatos estranhos como os sintomas citado acima.
O profissional tem como função melhorar a saúde bucal dos pacientes e, portanto, vai realizar uma limpeza minuciosa na boca do paciente e caso perceber a necessidade de cuidados maiores poderá receitar o uso de enxaguantes bucais antissépticos (a partir de bochechos), até mesmo anti-inflamatórios e antibióticos – no caso de sintomas mais avançados.
Em alguns pacientes pode ser necessário realizar uma pequena cirurgia que tenha por objetivo higienizar intensamente as áreas da gengiva que estão mais prejudicadas e inclusive do osso.
Dicas para evitar a periodontite
A periodontite é uma doença que pode ser evitada com hábitos saudáveis como a higienização bucal por isso é importante que as pessoas se prontifiquem a escovar os dente após as refeições, usar o fio dental para eliminar as sujeiras que grudam entre os dentes e inclusive frequentar o consultório odontológico para limpeza mais profundas sempre que possível.
O uso de enxaguantes bucais também pode auxiliar nesse processo, assim como antissépticos recomendados pelos profissionais que cuidam da saúde bucal da pessoa.
Faça uma limpeza com o odontologista e elimine a periodontite
Caso perceba alguns dos sintomas citados ao longo do texto é importante que consulte o odontologista de sua confiança o mais rápido possível tendo em vista a possibilidade de evitar que o quadro de doença periodontal evolua e provoque maiores danos à saúde bucal. Agende a sua consulta com o Dr. Ricardo Lugão e faça uma limpeza minuciosa na boca.