A ortodontia não é uma área que se baseia apenas na instalação e manutenção de aparelhos ortodônticos. Pelo contrário, ela é uma especialidade que age na prevenção e correção de vários problemas ortodônticos que visam a harmonia do sorriso e face.
A maioria desses problemas ortodônticos são relacionados as irregularidades dos dentes que podem causar não só um desconforto estético, mas principalmente físico exigindo a realização de tratamentos que solucionam as questões funcionais.
Alguns desses problemas são desenvolvidos por conta da hereditariedade e genética, porém existem outros que são influenciados por traumas ou pelo uso prolongado de chupeta, a perda precoce de dentes primários e dentre outros que devem analisados pelo ortodontista na intenção de identificar a melhor opção de tratamento.
Confira abaixo alguns dos principais tipos de problemas ortodônticos e como tratá-los.
- Apinhamento dentário
Esse problema ortodôntico se caracteriza pelo excesso de dentes na arcada dentária.
Em tese a pessoa tem o maxilar pequeno e uma arcada dentária que segue a mesma proporção, além dos dentes possuírem tamanhos maiores dificultando a distribuição.
Como não há espaço o posicionamento dos dentes é alterado e inclusive apresentam giros laterais, além de ficarem posicionados mais à frente ou para trás da arcada – no caso, na ortodontia podem ser chamados de dentes vestibularizados e ligualizados.
O tratamento indicado a esse problema é o uso de um aparelho ortodôntico fixo ou removível, mas também pode existir alguns em que é preciso remover alguns dentes para que o restante seja reposicionamento de forma saudável na arcada dentária.
- Diastema
A diastema também está entre os tipos de problemas ortodônticos mais comuns e que de certo modo é o contrário do apinhamento, pois há um excesso de espaço entre os dentes que podem ser causados pela falta de dente ou pela arcada dentária ser maior.
Esse problema ocorre com mais frequência nos dentes superiores, mais precisamente nos dois frontais, mas em alguns casos o problema pode aparecer em outros dentes.
No caso o tratamento ortodôntico no ES do diastema não se baseia em apenas uma técnica, mas em várias que podem ser escolhidas conforme a gravidade do problema.
Os aparelhos ortodônticos são as opções mais comuns, mas também há possibilidade de usar a restauração do espaçamento com resina ou porcelana, aplicar lente de contato dental e em casos mais sérios realizar cirurgias ou usar a toxina botulínica.
- Mordida cruzada anterior e posterior
A mordida cruzada também está entre os problemas ortodônticos mais comuns e ela se caracteriza como uma alteração de posicionamento dos dentes que pode ocorrer de duas formas, a anterior e a posterior, sendo que ambas precisam de tratamento.
Na anterior a alteração ocorre quando a arcada dentária superior chamada de maxila não se encaixa de forma correta com a parte inferior, no caso, a mandíbula. Com isso, o queixo da pessoa acaba se projetado para frente e pode gerar outros problemas.
Já a posterior se caracteriza pelo posicionamento avançado dos dentes superiores, muito além dos inferiores. Nesse tipo de mordida o paciente pode ser diagnosticado com cruzada unilateral que ocorre de um lado da arcada ou bilateral dos dois lados.
Em ambos os tipos de mordida cruzada é necessário fazer tratamento o quanto antes que geralmente ocorre por meio do uso de aparelhos ortodônticos, mas em casos mais graves a cirurgia ortognática é a única forma de fazer o descruzamento.
- Perda precoce dos dentes de leite
Esse é um dos problemas ortodônticos mais graves durante a infância e que precisam ser avaliados pelo profissional o quanto antes para descobrir a causa da perda precoce dos dentes de leite que no caso pode acontecer por diferentes motivos.
Tecnicamente a maioria dos casos acontecem devido à perda por acidente, esfoliação precoce da raiz e por conta de cárie externa – como os dentes de leite são menos mineralizados existe o risco de as cáries evoluírem mais rápido causando danos graves.
O tratamento desse problema varia conforme a causa que desencadeou a perda, mas na maioria dos casos é instalado um dispositivo que faça a substituição desse dente que foi perdido. Assim, será evitado uma movimentação errônea do restante dos dentes capaz de desenvolver problemas ortodônticos ainda mais complicados.
- Mordida aberta
Existem muitos problemas ortodônticos que se relacionam a mordida como no caso da mordida aberta em que as pessoas possuem dentes superiores que não tocam os da parte inferior, não importando se a sua boca está aberta ou fechada – aliás, essa mordida pode ter uma relação direta com a mordida cruzada superior.
As causas para isso são diversas, mas o uso prolongado de chupeta acaba sendo um dos principais agravantes, inclusive, quando ocorre a interrupção do uso da chupeta ainda na fase de dente leite existe chance da mordida ser solucionada sem esforço.
Em casos mais sérios pode ser necessário tratar a mordida com aparelho ortodôntico.
Está em busca de um ortodontista no ES que possa te ajudar a solucionar esses ou outros problemas ortodônticos? A Lugão & Lima Odontologia pode te ajudar, temos diversos profissionais qualificado capazes de avaliar, diagnosticar e tratar problemas.